O quiabo é um ingrediente muito utilizado na cozinha baiana e feirense, fazendo parte de pratos que vão do tradicional caruru até a própria quiabada, apreciada por todo apaixonado pela culinária local. Ultimamente o quiabo tem sido servido cru ou grelhado em saladas de restaurantes diversos, onde se aproveita o alto teor de fibras desse legume.

O quiabo já era plantado, nas várzeas do Nilo, pelos egípcios 12 séculos antes de Cristo. Existem relatos de sua introdução no Brasil, com o comércio de escravos em 1658 e no Suriname em 1686. Existem relatos do seu plantio nos estados americanos da Filadelfia em 1748 e na Virginia em 1781. Não é à toa que o quiabo seja tão popular na Bahia e no nordeste: é uma planta muito resistente à seca, pois suas raízes alcançam uma profundidade média de 1,9 metros, alcançando regiões mais húmidas do solo.

O quiabo também possui relevante teor de cálcio, fósforo e ferro, que promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Uma das dúvidas comuns antes de usar o quiabo em um prato, se refere à escolha do ingrediente. Muita gente quebra a ponta do quiabo para avaliar a qualidade, mas esse procedimento não é necessário. Quiabos bons devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Além disso, é bom saber que frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.

Vale lembrar que o quiabo deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar, estes devem ser higienizados, picados e acondicionados em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.

Agora, da próxima vez que for escolher quiabo em uma de nossas feiras, você já sabe como comprar o melhor produto.

Leia mais sobre o quiabo aqui, aqui e aqui.