Embora seja uma grande metrópole, Feira de Santana ainda preserva elementos naturais dignos de admiração, registro e preservação. Apesar do grande desmatamento que sofreu nos últimos anos, a cidade ainda possui riquezas ecológicas importantes, a exemplo das lagoas (muitas delas abandonadas) e da diversidade na flora na fauna – principalmente nas regiões mais distantes do centro, como nos distritos.
Para o leitor ter a dimensão do que ainda pode ser visto por aqui, o Feirenses fez um levantamento de 64 aves que já foram vistas na cidade de 2009 a 2016, tendo como base o catálogo do WikiAves, uma comunidade online de biólogos e observadores de aves do Brasil. A plataforma mostra fotos de cada uma das espécies que foram flagradas por aqui nesses últimos anos. Com base nessas informações, fizemos o infográfico abaixo:
(Algumas espécies que existem em Feira de Santana podem não estar no infográfico. Nossa fonte foi apenas o que os colaboradores do WikiAves apontaram).
Quer baixar uma versão em alta resolução (PDF) deste infográfico? Clique aqui!
Se a listagem das espécies de aves já registradas em Feira inclui as das zonas rurais (como parece), representa apenas um terço (aproximadamente) do total real; eu mesmo já registrei 161, num período bem maior, porém. O site wikiaves faz uma confusão altamente prejudicial ao falar em “cidade”, quando deveria dizer “município”.
Que legal, Deodato! Caso esteja disposto, aceitamos fazer um infográfico mais amplo, com os seus registros. Caso queira, basta entrar em contato através do contato@feirenses.com
Abraço!