Para quem não lembra, Macgyver é um personagem de um seriado norte-americano que mostra um exímio improvisador, capaz de inventar soluções mirabolantes para desafios aparentemente insolúveis. Coisas como transformar goma de mascar em uma bomba:
https://www.youtube.com/watch?v=7uCOoPL2Xnw
“Macgyver” foi o nome escolhido pelo feirense Cilas Santana para representá-lo artisticamente, um indicativo de poder criativo, superação de dificuldades e inconformismo.
Macgyver MC é uma das grandes referências da música produzida nas periferias de Feira de Santana, onde as problemáticas dessas regiões e pessoas são abordadas de maneira direta, crítica, sem máscaras. Com 25 anos de idade, morador do Conjunto Feira VII, Macgyver acredita no poder da mudança, e sustenta sua arte nessa crença: “Creio que absolutamente todos tem o poder de mudar a sua própria realidade tanto pra mal quanto pro bem. Eu cresci numa região onde os jovens de minha idade, em grande maioria, tem envolvimento com o crime. Cresci vendo isso todo dia.”
Silas começou sua trajetória artística escrevendo poesia e dançando Break. Foi incentivado por alguns músicos e artistas a transformar suas composições em Rap, e assim iniciou sua carreira como Macgyver MC. Entre as composições que fez, ele destaca “Digna Conduta” como aquela que mais representa seu trabalho:
Além da atuação na poesia, na dança de rua e no Rap, Cilas Santana é também fotógrafo, com um trabalho voltado para os movimentos artístico-culturais de rua que têm surgido em Feira de Santana. Ele retrata com primor a afirmação da cultura negra nesses acontecimentos:
(Clique aqui para mais fotos!)
Para conhecer mais da multiarte de Cilas Santana, o MC Macgyver, visite o Facebook, o SoundCloud e o Instagram!