As festas juninas se aproximam, e muito feirense não dispensa, nessa época, um bom amendoim cozido, geralmente degustado à beira da fogueira acompanhado de um licor de jenipapo (e aquele forró pé de serra tocando no rádio). Para que esse cenário dê certo, antes de tudo, é importante saber escolher bem o amendoim ofertado nas feiras e supermercados da cidade. Por isso voltamos com mais uma edição do “Guia da Feira”, desta vez esclarecendo como escolher amendoim para cozinhar.
Aqui vão algumas dicas para saber se o seu amendoim está com a qualidade necessária para o cozimento:
- Verifique o acondicionamento do amendoim. Caso ele esteja em um local húmido, não vale a pena levar.
- Outro ponto fundamental é observar a qualidade das cascas. Às vezes os amendoins estão com as cascas furadas ou danificadas por insetos e pragas. É bom estar atento(a) a isso.
- O cheiro do amendoim é outro indicativo definidor da qualidade. Se o cheiro é de mofado ou se ele possui qualquer odor desagradável, melhor procurar outro vendedor.
- Caso você balance o amendoim próximo ao ouvido e ouça os grãos chacoalhando, é sinal de que o amendoim está seco, não sendo ideais para o cozimento com qualidade.
Os benefícios do amendoim
“O amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento ao portal G1. Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento.
“O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”
O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin.
Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade. Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação.