O Prefeito Colbert Martins, desde o final de outubro de 2018, resolveu cancelar todas as atividades externas com os alunos da rede municipal de ensino. A medida foi tomada em virtude da morte do estudante que se afogou durante um passeio escolar, em um sítio localizado no bairro Conceição. O passeio fazia parte de uma atividade em comemoração ao Dia das Crianças.
Datas importantes
Com a medida os estudantes ficaram de fora do Natal Encantado 2018 e do desfile do dia 2 de julho no distrito de Maria Quitéria. E neste segundo semestre não vão participar (se a proibição permanecer), de importantes eventos para a construção do conhecimento, tais como: desfile do dia 07 de setembro, aniversário da cidade, passeio à Expofeira, Feira do Livro, Fenafits (Festival Nacional de Teatro Infantil) e o Natal Encantado 2019. Além de outras atividades pedagógicas realizadas pelas escolas.
Sem apresentação
As Fanfarras de Maria Quitéria, Bonfim de Feira e Humildes, também estão proibidas de fazer apresentações fora da escola. Em abril de 2018, a Fanfarra de Humildes participou do Grito de Micareta no Colégio Castro Alves e a chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Seduc, Luscilla Lima, disse: “Estes alunos ensaiam muito e ficam ansiosos para que possam se apresentar. É um momento importante para que eles se sintam valorizados, eles gostam de mostrar o bom trabalho que estão realizando”.
A experiência extraescolar na LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) instituiu a experiência extraescolar como um dos princípios fundamentais para a formação do aluno (Artigo 3º, inciso X). O conceito se refere a todas as atividades sociais vividas fora da escola. O que hoje não está sendo realizado em Feira de Santana.