O cenário musical de Feira de Santana foi surpreendido recentemente com o EP “Artifício”, do multiartista Donguto, um trabalho que demonstra uma desenvoltura musical notável para aquele que já é considerado um dos maiores artistas plásticos da nova geração em Feira.
Com quatro canções autorais, “Artifício” é uma mistura interessante de várias referências que vem do hip hop, reggae, rock, funk/soul. Em vez da gororoba comum em algumas iniciativas que buscam misturar diferentes gêneros, Donguto conseguiu organizar musicalmente todas essas cores, sem com isso tornar-se chapa branca nem enfadonho (longe disso!).
O EP é bom de ouvir, dançante e poeticamente muito bem construído. Destaque para a canção “Gatos e Ratos”, que aborda dilemas sociais e políticos da nossa época. Já a canção “Nota que vem” tem a participação de Dom Maths e Paulo Bala (Roça Sound).
Don Guto é educador multidisciplinar e tem uma carreira de mais de 10 anos no campo da música, das artes plásticas, do audiovisual e do design gráfico.
Com experiência internacional, o versátil artista é cofundador do Espaço Solar Estúdio Coletivo e é produtor de eventos multiculturais envolvendo grafitti, música e arte educação. No campo musical hoje se dedica bastante ao projeto Rádio Livre tanto como vocalista quanto como DJ/Seletor.
Ouça “Artifício”, que foi produzido pelo guitarrista e cantor Pedro Patrocínio: