Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, que é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi dos Palmares, que teria ocorrido em 20 de novembro 1695.
Nessa circunstância, é importante destacar alguns números sobre o racismo no Brasil, presentes no infográfico abaixo, que usa dados do IBGE, IPEA e do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade:
(Infográfico originalmente puplicado pela Innovare Pesquisa/2016).
Para destacar o protagonismo negro em Feira de Santana, trazemos a referência de 4 artistas feirenses que se notabilizam no cenário artístico nacional, afirmando as raízes negras da nossa música. Vale a pena (re)conhecer:
Paula Sanffer
Embora tenha longa carreira, com vários discos gravados, Paula Sanffer ficou conhecida nacionalmente após a participação no programa The Voice Brasil, da Rede Globo, tendo Carlinhos Brown como seu técnico.
De lá para cá, a feirense da Rua Nova expandiu os horizontes da carreira, exibindo seu turbante onde quer que vá.
Paula Sanffer está no Facebook!
Maryzélia
Maryzélia começou sua carreira cantando com o grupo Chorinho entre Amigos, em bares de Feira de Santana, até assumir a carreira solo e produzir sua própria roda de samba. Foi quando decidiu encarar o Rio de Janeiro, ninho dos sambistas famosos do país, tendo como tutor o produtor Paulo Debétio, compositor e produtor que tem na carreira trabalhos com grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Alcione, Agepê, Chitãozinho & Chororó, Emílio Santiago, Margareth Menezes, entre outros.
Maryzélia vem participando de tradicionais rodas-de-samba do Rio, e faz pequenas temporadas de apresentações em Feira de Santana.
Acompanhe Maryzélia no Facebook!
Russo Passapusso
Se você já escutou o som do grupo musical BaianaSystem, então conhece a voz deste músico e compositor feirense que tatuou seu nome na nova geração da música baiana, e brasileira. O rap, o reggae e a cultura sound system jamaicana foram as maiores inspirações no início de sua carreira. Com essas referências, o grupo faz uma criativa releitura da música baiana.
Russo Passapusso, e o BaianaSystem, tem uma agenda de shows muito badalada, com apresentações em todo o Brasil e no exterior.
Tonho Dionorina
Dionorina dispensa apresentações. Embora nascido em Jussarí – Bahia, foi em Feira de Santana que se firmou como artista. Talvez seja o único feirense que ganhou o Troféu Caymmi, o prêmio mais importante para quem produz música na Bahia. Além de vários shows pelo Brasil, o reggaeman já fez temporadas em várias cidades da Europa.