Uma das grandes reclamações dos foliões na Micareta de Feira de Santana é a confusão que existe entre as atrações que desfilam no principal circuito da festa, o Maneca Ferreira, hoje instalado na Avenida Presidente Dutra. A excessiva quantidade de trios, que às vezes se deslocam muito próximos uns dos outros, atrapalha a audição das diferentes bandas e artistas, além de esvaziar o acompanhamento de atrações menos conhecidas, já que o público busca primordialmente as grandes estrelas.

Para ter uma ideia, no Circuito Dodô (Barra/Ondina), do Carnaval de Salvador, 24 atrações desfilaram no sábado de Carnaval 2017. Em Feira de Santana, que tem um circuito com aproximadamente metade da extensão, haverá 33 atrações desfilando neste sábado (20).

Sabe-se que a inflação de atrações ocorre pela pressão de diversos setores que buscam inserir bandas e artistas para se apresentar na Micareta, nem sempre com a qualidade e legitimidade adequada para isso. A favor da Prefeitura Municipal, pode-se dizer que, nos últimos três anos, houve redução na quantidade de atrações – no geral e entre as contratadas pela Prefeitura:

A quantidade de atrações da Micareta de Feira

O gráfico contabiliza apenas o Circuito Maneca Ferreira. Como se vê, a festa passou de 129 atrações no total para 96 atrações. A Prefeitura escalou 13 atrações a menos.

A seguir, o quantitativo, por dia da Micareta:

Atrações da Micareta de Feira de Santana

Em 2015, o sábado contou com incríveis 44 atrações. Em 2017, todos os dias sofreram redução (a desistência dos blocos tradicionais conta muito, nesse sentido).

A seguir, a quantidade de atrações no Circuito Maneca Ferreira contratadas pela Prefeitura, por dia:

Atrações da Prefeitura na Micareta de Feira

 

Em 2015, a Prefeitura colocou em sua grade 30 atrações no sábado, passando a colocar 24 neste ano. No domingo, a redução foi de 24 para 18 atrações.

Veja as programações completas das micaretas de 2015, 2016 e 2017.

 

Foto de capa: PMFS