O nome das ruas, avenidas, e construções públicas geralmente são pronunciados com naturalidade no cotidiano dos cidadãos de uma cidade, sem nos darmos conta da razão pela qual cada um desses patrimônios foi nomeado. Para que o leitor possa (re)conhecer um pouco da história daqueles que nomeiam as principais avenidas de Feira de Santana, fizemos uma breve pesquisa acerca da biografia dessas personalidades. Confira:

Nóide Cerqueira

Advogado, político e empresário feirense. Filho do empresário Modesto Cerqueira (fundador da Jacuípe Veículos, Norauto Veículos, Norauto Caminhões e Pedro Falcão Vieira Center), foi também Chefe de Gabinete e Secretário do governo José Falcão em Feira. Também foi vereador e deputado federal. Além disso, de acordo com o jornalista Dimas Oliveira, foi dirigente e conselheiro do Clube de Campo Cajueiro, do Feira Tênis Clube e da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense, além do Ali-Babá. Também dirigiu o Bahia de Feira, quando colocou o time no Campeonato Baiano, e do Fluminense de Feira. Faleceu prematuramente em acidente automobilístico, na BR-324.

 João Durval Carneiro

Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia em 1953, João Durval exerceu a profissão até ingressar na carreira política. Foi vereador, duas vezes deputado federal, duas vezes eleito prefeito de Feira, governador da Bahia e senador. Talvez seja o feirense com a mais notória trajetória política. O distrito onde nasceu (Ipuaçu) hoje também é batizado com seu nome.

Maria Quitéria

Maria Quitéria

Maria Quitéria de Jesus Medeiros, filha de um fazendeiros portugueses, nasceu em Feira de Santana, em 1792. Ela se tornou a heroína mais respeitada de toda a Guerra da Independência quando, vestida de homem e usando o nome do cunhado, José Cordeiro de Medeiros, lutou com valentia na saga baiana para derrotar os colonizadores portugueses e consolidar a independência do Brasil.

Quitéria foi descoberta pelo pai, entretanto, devido à facilidade com que manejava as armas e por sua disciplina, o major Silva e Castro não permitiu que ela fosse desligada do grupo. Maria Quitéria conquistou o respeito dos companheiros, assumiu a sua condição feminina e não precisou mais usar roupas masculinas. Destacou-se pelo seu entusiasmo e bravura. Sua luta influenciou outras mulheres, formando um grupo feminino liderado por ela.

Adnil Falcão

Esposa do empresário e prefeito de Feira de Santana na década de 1950, João Marinho Falcão. Adnil é matriarca de uma das mais tradicionais famílias de Feira.

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : “Deixo a vida para entrar na História.”

Ayrton Senna

Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Em 1994, ao participar da terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola, Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Michael Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta na F1; ele entrou na curva Tamburello (a mesma que bateu Nelson Piquet com a Williams em 1987 e também onde bateu Berger com a Ferrari em 1989) e perdeu o controle do carro devido a uma barra de direção quebrada, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. Ainda hoje é reconhecido mundialmente como um dos principais campeões do esporte.

Presidente Dutra

Presidente Dutra

Eurico Gaspar Dutra foi um militar brasileiro, décimo sexto Presidente do Brasil (eleito), de 1946 a 1951. Dutra, que chegou a Marechal do Exército, também foi Ministro da Guerra, atual Comandante do Exército, do governo Getúlio Vargas. Em 1935 comandou a repressão à Intentona Comunista nas cidades do Rio de Janeiro, Natal e Recife.

Fraga Maia

Segundo pesquisas, Francisco Fraga Maia foi um importante exportador de fumo durante a década de 70. Outro empreendimento dessa família consistiu na atividade de uma corretora de imóveis e loteamentos, a “Porto Seguro”. A Lagoa “Chico Maia”, localizada no Bairro Mangabeira, que pode ser acessado através da Avenida Fraga Maia, também faz referência ao sobrenome da família.