Austin Osman Spare nasceu em 1886, na Inglaterra, e é considerado uma das grandes referências das artes plásticas e do ocultismo inglês, tendo se notabilizado por criar próprio sistema mágico-religioso, influenciando diversos artistas e grupos esotéricos, reconhecido entre alguns deles como o “avô da Magia do Caos”.
De acordo com alguns estudiosos da vida de Spare, sua arte, academicamente falando, guarda muita semelhança com a do movimento surrealista, tanto conceitualmente, quanto estilisticamente. Sendo, principalmente, resultado da exploração do seu inconsciente, a relação com o surrealismo (que prezava também a exploração do inconsciente, só que de forma onírica, com base nos estudos de Freud e posteriormente de Jung) era estreita por esse motivo.
O interessante é que ocorrerá, em Feira, mais uma edição do Baile Surrealista, que no ano passado teve o Tarô como temática, e agora homenageará Austin Osman Spare.
O Baile Surrealista 2016 em Feira de Santana
O baile será uma releitura de uma festa homônima que aconteceu na Europa na década de 1970, envolvendo artistas e membros de sociedades secretas, e pretende discutir as relações entre Arte e Esoterismo através da Música, Artes Plásticas, Dança, Oficina, Live Tattoo e Poesia.
Nessa edição vai rolar o lançamento da antologia poética Jardim do Kaos, um opúsculo de bruxaria e lirismo celebrando o legado de Spare, onde foram reunidos jovens poetas de várias cidades da Bahia em suas buscas dionisíacas.
Haverá também Live Tattoo com Bruna Moreno e Caio Azevedo, apresentação de Dança com Mitsuyana Matsuno, oficina sobre Ocultismo e Espiritualidade com Thiago El-Chami, vídeo-poemas com Karina Rabinovitz, Silvana Rezende e Alex Simões, Live Paint com Don Guto, Ivan Coelho e Júlio Firmo e show com as bandas Diamantes Loucos, ACE -Expedição Gatos Atômicos e Fuzzskazul.
Veja uma pequena demonstração da performance de dança que ocorreu no ano passado:
A ideia é reunir numa única noite diversas linguagens artísticas em obras que dialogam com disciplinas esotéricas, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer segredos dos bastidores da existência nunca antes revelados em nossa cidade.
O evento é gratuito e acontecerá no dia 19 de Novembro (sábado) no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir das 19h (não precisa de fantasia!). Veja mais detalhes no cartaz abaixo:
Trackbacks / Pingbacks