No último dia 6 de julho, morreu um dos ícones da Música Popular Brasileira, o baiano e juazeirense João Gilberto. Considerado o “pai da Bossa Nova”, João foi um dos mais reconhecidos artistas brasileiros em todo o mundo. Em 2017, a revista Rolling Stones resumiu bem a inventividade de João Gilberto:
“Antes de João Gilberto, o violão era o complemento para o voz. Na música do mestre da bossa, voz e violão se tornam uma única entidade. Aparentemente simples, na verdade a técnica de João exibe uma precisão matemática.”
Em uma das raras entrevistas que concedeu, na década de 70 ao jornalista Tarik de Souza, o mestre deu pistas sobre a inovação que implementou na música popular brasileira:
“Uma das músicas que despertaram, que me mostraram que podia tentar uma coisa diferente foi ‘Rosa Morena’, do Caymmi. Sentia que aquele prolongamento de som que os cantores davam prejudicava o balanço natural da música. Encurtando o som das frases, a letra cabia certa dentro dos compassos e ficava flutuando. Eu podia mexer com toda a estrutura da música, sem precisar alterar nada. Outra coisa com que eu não concordava era as mudanças que os cantores faziam em algumas palavras, fazendo o acento do ritmo cair em cima delas para criar um balanço maior. Eu acho que as palavras deveriam ser pronunciadas da forma mais natural possível, como se estivesse conversando. Qualquer mudança acaba alterando o que o letrista quis dizer com seus versos. Outra vantagem dessa preocupação é que, às vezes, você pode adiantar um pouco a frase e fazer às vezes com que caibam duas ou mais num compasso fixo. Com isso, pode-se criar uma rima de ritmo. Uma frase musical rima com a outra sem que a música seja artificialmente alterada.”
João Gilberto venceu cinco Grammys, o último deles de melhor álbum de World Music (João Voz e Violão, produzido por Caetano Veloso).
Homenagem a João Gilberto em Feira de Santana
Os feirenses que admiram a obra de João Gilberto terão a oportunidade, na próxima quinta-feira, 11 de julho, de assistir a uma homenagem no Seriguela Petiscaria. A banda Aqui Jazz, composta por Vlademir Sousa, Araujo Mendes, Roberto Tavares, Jorge Galeano e Elder, vai trazer um show instrumental com as canções inesquecíveis de João:
Recapitulando…
O quê: Homenagem a João Gilberto, com a banda Aqui Jazz
Onde: Seriguela Petiscaria (Rua Professor Fernando São Paulo, 499, Ponto Central)
Quando: 11 de julho (quinta), às 20h
Quanto: Couvert de R$11 por pessoa