Acho uma pena o que vou dizer, mas Feira, uma cidade conhecida por ter tantos bares e restaurantes, possui poucos (bem poucos) que servem drinks saborosos e bem executados. Um dos que estão no topo da minha lista é uma pizzaria, a OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA. Se você não a conhece, está perdendo muita coisa. Sou frequentador do lugar há alguns anos e certa feita resolvi pedir o drink MARGARITA (aqui faço uma pausa para uma consideração importante: marguerita é pizza! O nome do drink é Margarita!). Um dos funcionários da época preparou a margarita mais deliciosa que eu já tomei. Não parei na primeira e foi ótimo! o/ Recentemente, retornei à Oxente Menina e o atendente não estava mais lá. Veio o desespero: será que ele ensinou pra alguém? Se ensinou eu não sei. Mas resolvi arriscar. O drink não veio como o dele, que era a Margarita tradicional. Mas me apresentaram uma Margarita Blue muito saborosa. Para quem não sabe a diferença, explico:
Versões do Drink
O drink Margarita, além da sua receita tradicional (tequila prata + triple sec* + limão + sal na borda), possui algumas versões. Entre as mais conhecidas e encontradas estão três:
- Margarita On the Rocks (com gelo);
- Margarita Blue (com curaçau blue, que é também um triple sec, mas de coloração azul);
- Margarita Frozen (o drink é batido no liquidificador com gelo e vem como um sorvete na taça)
A Margarita Blue da Oxente Menina me foi servida com gelo. Ou seja, foram duas versões juntas: a Blue e a On the Rocks. O gelo da versão On the Rocks é para quem gosta da bebida mais levinha, porque o gelo vai aguando o drink aos poucos. Eu prefiro sem gelo. Mas o drink estava tão gostoso que nem deu tempo aguar. Se não quiser com gelo, basta alertar ao garçom.
História do Drink
Como ocorre com tantos outros drinks, a história da Margarita é um mistério. Mas a mais contada é que o drink foi criado no fim da década de 1940, em Acapulco (México), por uma socialite americana chamada Margareth Sanders, que gostava de brincar de mixologista e, para surpreender seus convidados em uma de suas festas, serviu uma bebida com rum, licor de laranja e suco de limão. Com o tempo, o rum foi substituído pela tequila, que combinava mais com os outros ingredientes, e foi inserido o sal, mais um ingrediente pra equilibrar o álcool. Inicialmente chamado de “o drink”, recebeu o nome Margarita, que é Margareth, em espanhol.
Em qual taça servir
A taça tradicional na qual a margarita é servida é a que leva o seu nome e possui o formato dos chapéus mexicanos dos mariachis. No entanto, em muitos lugares, ela é servida na taça martini, como é o caso da Oxente Menina.
* Triple Sec é um licor cítrico incolor com sabor de laranja. Marcas mais encontradas em Feira: Cointreau, Curaçau Blue, Bols.
A pizzaria OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA fica na Rua Sabino Silva, 810, Kalilândia.
Contato: 3223-6719 (Ah! Também entregam em casa!)