Nesta segunda-feira (03 de dezembro) será exibido no Centro de Abastecimento de Feira de Santana um curta-documentário sobre um dos principais personagens da cultura popular de Feira de Santana, o sanfoneiro, sambista e forrozeiro Bié dos 8 Baixos.

“Bié dos 8 baixos” registra o acontecimento de um dos sambas de roda que acontecem periodicamente em Feira. Atualmente com sua realização proibida, o samba contava com uma rotatividade de músicos que enriqueciam na pluralidade de instrumentos. Em plena segunda-feira, o samba encarnava uma grande encruzilhada de músicos, feirantes, fregueses e figuras inusitadas.

Confira o teaser:

Em entrevista ao jornal Folha do Estado, Uytã Rayra, produtor cultural e codiretor do filme, enaltece a importância do samba de roda no Centro de Abastecimento: “Esse é um samba de roda muito peculiar, porque ele é com a sanfona de oito baixos. Tem a presença da zabumba, no lugar do surdo, e isso é algo extraordinário. Então o sentimento de querer trazer e registrar essa manifestação popular que envolve feirantes, pessoas da zona rural, e pessoas a margem do circuito comercial, e mostrar esses protagonismos”.

Além de Uyatã (codiretor), o filme contou com os seguintes colaboradores: Maria Eduarda como codiretora; Augusto Bortolini, fotografia, montagem, e edição; Ícaro de Oliveira, fotografia; Daniel Salles, fotografia; Pedro Patrocínio, edição de som; Brenus Tsokas, captação de áudio.

Recapitulando:

O quê: filme “Bié dos 8 Baixos”

Onde: Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Quando: 3 de dezembro, às 19h

Bié dos 8 Baixos