Situada às margens do Rio Paraguaçu, a cidade de Cachoeira é um destino frequente dos feirenses, seja pela identidade cultural histórica, pela arquitetura barroca ou pela quantidade de eventos culturais que lá acontecem. Dentre as opções de lazer oferecidas pela cidade há um passeio pouco conhecido, porém, muito interessante. É um passeio de barco, percorrendo a extensão do Rio com algumas paradas estratégicas em belos lugares. Uma dica diferente para que os feirenses aproveitem.

O horário do de ida e volta do passeio é definido de acordo com a variação da maré. Existem opções de embarcação, entre elas a lancha, que leva até doze pessoas com conforto. A duração do passeio é de seis horas e o ponto de partida e de chegada é o cais de cachoeira.

Passeio em cachoeira

Visita-se vários pontos ao longo do Rio Paraguaçu, inclusive alguns locais que são somente acessíveis via água. Na lancha, há um cooler, disponível para colocar bebidas e consumir ao longo do trajeto. Como na maioria dos pontos de parada não há restaurantes, é necessário levar lanches também, para fazer pequenas refeições, no estilo piquenique, antes do almoço.

Passeio Feira de Santana

A parada para o almoço é realizada em Coqueiros, um povoado da cidade de Maragogipe, à margem direita do Rio Paraguaçu. Os restaurantes são simples, no entanto, possuem cardápio bem diversificado, com preços bastante acessíveis. Como a região sofre influência marítima, o carro chefe dos restaurantes são os frutos do mar. Destaque para a moqueca de peixe e a mariscada.

Durante o passeio é possível contemplar a beleza da natureza da forma mais pura possível, inclusive com o charme das garças, que enfeitam as margens do rio.

Barra do Paraguaçu - FeiraBarra do Paraguaçu - Feira

Dentre as paradas, há um local chamado Praia do Francês, lugar bem tranqüilo, com diversas árvores fazendo sombra, o ambiente ideal para banhistas, onde a água sofre influência diretamente do mar e do rio, tornando-a, assim, ora morna, ora fria, dando uma sensação bem peculiar e agradável.

Praia do Francês

No trajeto é possível observar algumas construções de arquitetura antiga, a exemplo do Engenho da Vitória, casarões abandonados e até mesmo uma plataforma da Petrobras.

Plataforma Petrobras

 

Engenho

 

Cachoeira Barra

Passa-se também pela igreja do povoado de São Francisco do Paraguaçu, que impressiona pela imponência. Esse povoado é a terra natal do Forrozeiro Virgílio, figura ilustre na Bahia.

Igreja no Paraguaçu

No caminho de volta a embarcação passa por baixo da Imperial Ponte Dom Pedro II, e retorna ao cais de Cachoeira, momento em que é possível contemplar o belíssimo pôr do sol e a vista para São Félix.

Ponte em Cachoeira

São Félix

 

Veja mais informações sobre esse passeio com Petrúcio Santana (Facebook) ou (75) 9-9138-3676.