O Coletivo Unidos pelo Samba, que está completando um ano de existência, reunindo músicos, empreendedores, ativistas e outros admiradores do samba de raiz em Feira de Santana, irá realizar uma caminhada para reunir aqueles que prestigiam o samba na cidade. A ideia é (re)afirmar as bandeiras do Coletivo através de uma iniciativa aberta e democrática.

O planejamento inicial era que a Caminhada do Samba ocorresse durante a Caminhada do Folclore, que foi cancelada esse ano em virtude das dificuldades financeiras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), organizadora do evento. Mesmo assim, o Coletivo decidiu realizar sua própria caminhada, convidando toda a comunidade para participar celebrando o mais brasileiro dos gêneros musicais.

“A caminhada é um ato de distribuir o samba pela cidade, de maneira saudável e harmônica”, diz Luizão, cantor do grupo Sambatuk. Já o cantor Denys, do grupo Simplicidade a Mais, destaca a natureza simples do samba: “não precisamos de muita coisa pra sair na rua distribuindo alegria. Precisamos apenas do povo, do calor humano fazendo o samba acontecer!”.

A caminhada vai contar com a participação de cerca de 10 grupos de samba da cidade, além de músicos independentes que prestigiam o samba em Feira de Santana.

 

O QUÊ: Caminhada do Samba.

ONDE: Concentração no Point Universitário, Rua Juracy Magalhães, S/N (atrás da Matiz Tintas da João Durval).

QUANDO: 28 de agosto (domingo), às 09h.