O Prefeito Colbert Martins, desde o final de outubro de 2018, resolveu cancelar todas as atividades externas com os alunos da rede municipal de ensino. A medida foi tomada em virtude da morte do estudante que se afogou durante um passeio escolar, em um sítio localizado no bairro Conceição. O passeio fazia parte de uma atividade em comemoração ao Dia das Crianças.

Datas importantes

Apresentação do Natal Encantado, no MAP

Apresentação de crianças da Rede Municipal do Natal Encantado, no MAP. Foto: Silvio Tito

Com a medida os estudantes ficaram de fora do Natal Encantado 2018 e do desfile do dia 2 de julho no distrito de Maria Quitéria. E neste segundo semestre não vão participar (se a proibição permanecer), de importantes eventos para a construção do conhecimento, tais como: desfile do dia 07 de setembro, aniversário da cidade, passeio à Expofeira, Feira do Livro, Fenafits (Festival Nacional de Teatro Infantil) e o Natal Encantado 2019. Além de outras atividades pedagógicas realizadas pelas escolas.

Sem apresentação

Fanfarra de alunos da rede municipal, em Humildes.

Fanfarra de alunos da rede municipal, em Humildes. Foto: Matheus Rocha

As Fanfarras de Maria Quitéria, Bonfim de Feira e Humildes, também estão proibidas de fazer apresentações fora da escola. Em abril de 2018, a Fanfarra de Humildes participou do Grito de Micareta no Colégio Castro Alves e a chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Seduc, Luscilla Lima, disse: “Estes alunos ensaiam muito e ficam ansiosos para que possam se apresentar. É um momento importante para que eles se sintam valorizados, eles gostam de mostrar o bom trabalho que estão realizando”.

A experiência extraescolar na LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) instituiu a experiência extraescolar como um dos princípios fundamentais para a formação do aluno (Artigo 3º, inciso X). O conceito se refere a todas as atividades sociais vividas fora da escola. O que hoje não está sendo realizado em Feira de Santana.