Apesar de ser uma comida com personalidade, cheiro forte e aparência peculiar, quem gosta de tripa de porco não a dispensa. Servida geralmente frita, como tiragosto, acompanhada de farinha de mandioca, é um prato bastante representativo e carregado de raízes nordestinas. O sertanejo, mesmo que não goste de consumir, deve reconhecer a importância desse tipo de comida para nossa cultura. É um dos ícones da nossa culinária.
Segue uma lista de três sugestões para apreciar a iguaria em Feira:
Kayk’s Bar
O ambiente é bem simples, com clima de boteco de bairro, para ir com a intenção de tomar cerveja gelada e comer um tiragosto, sem muita frescura. Aqui a tripa é bem crocante e sequinha e servida acompanhada de farinha, salada de tomate com cebola e limão. O petisco é consumido de forma compartilhada, onde o garçom traz a porção e, ao lado, colheres, na quantidade de pessoas sentadas à mesa. Destaque para o molho de pimenta caseiro, que é ótimo. Essa opção é pra quem quer comer tripa de forma mais informal, e pagar pouco por isso.
Satisfação: 6
Atendimento: 6
Custo benefício: 9
Xixa’s Drinks
O bar é bastante conhecido na cidade. Clima bem agradável e de ambiente familiar, o Xixa’s, muito conhecido pelo acarajé, também não deixa a desejar quando oferece a tripa. Acompanha farofa simples, salada vinagrete, algumas folhas de alface e limão. A porção é caprichada e serve bem duas pessoas. O atendimento é ótimo, quando não está muito cheio, e o preço é honesto. Opção pra quem quer petiscar e levar a família junto.
Satisfação: 8
Atendimento: 7
Custo benefício: 7
O Abafadinho
É localizado bem afastado do centro da cidade, porém, vale muito a ida. Como diz o nome, o boteco é bem apertado. As mesas são dispostas na calçada e não há muito conforto, mas na cozinha é que o bar se revela. O cardápio é bem restrito e as comidas são bem feitas. A tripa é servida em uma espécie de barca, acompanhada de um ótimo feijão-tropeiro, um vinagrete bem temperado, uma folha de alface e limão. Crocante e bem temperada, é uma excelente opção e possui um preço bem convidativo. O dono do bar é bem simpático e recepciona bem os clientes.
Satisfação: 9
Atendimento: 8
Custo benefício: 10
Endereços:
Kayk’s Bar: Rua Doutor Sabino Silva, n.º 1030, Bairro Ponto Central.
Xixa’s Drinks: Cruzamento da Rua Cupertino Lacerda com a Rua Castro Alves, n.º 113, Centro.
O Abafadinho: Rua Papa João XXIII, 716, Jardim Acácia.
O abafadinho não fica na Papa João XXIII?????
IMPOSSÍVEL falar de tripa em Feira de Santana e não falar do Cortiço, na São Domingos!
Tenho amigos que vêm de outros estados e nunca deixam de ir lá “no Valdeck” para tomar a uma cervejinha geladíssima e comer a famosa tripa. Fica a dica!
O Abafadinho fica na Papa João XXIII… Na “calçada do álcool”…
Retificamos, Genival e Marcos. Abraço!
Uma tripa que tenho apreciado bastante é a do carango da são domingos, ela é bem crocante, temperada no ponto certo e muito saborosa!!!
2 excelentes locais para comer tripa: 1) Boteco Camarão (Av sto ANtonio) e Casa ROsada (junto a Rodopeças-Rodoviária), no Pilão)
Gostaria de ver uma matéria sobre maniçoba, prato bem caracterìstico de Feira!
Grande dica, Ivana!