A empresa Cerqueira Gonçalves, uma das mais tradicionais e bem-sucedidas no ramo de materiais de construção de Feira de Santana, tentou promover um “concurso de publicidade criativa” entre publicitários da cidade, e acabou gerando muita polêmica no setor. De acordo com o regulamento do concurso, os candidatos deveriam criar uma campanha anual para a empresa, tendo como “prêmio” o valor de R$10.000 mil reais.
O problema é que o concurso foi entendido como uma estratégia de contratar publicitários a um preço abaixo do mercado. Uma publicação do diretor de criação Pedro Carvalho no Facebook reuniu dezenas de comentários indignados com a estratégia da Cerqueira: “Recebi hoje um e-mail absurdo do “marketing” das Lojas Cerqueira. No e-mail, havia um convite para participar de um “concurso criativo” onde você deveria entregar pra eles um planejamento anual, com uma campanha completa por mês pelo valor de R$10 mil. O e-mail estava endereçado a todos os profissionais de propaganda do mercado, o que demonstra a real intenção do “concurso”: pagar um valor irrisório por um trabalho profissional e suado. Um verdadeiro desrespeito ao mercado publicitário. Fica aqui o meu repúdio a essa iniciativa. E repito: tirem meu e-mail da lista de vocês”.
Veja a publicação:
O regulamento do concurso (que foi tirado do ar do site da Cerqueira) estabelecia que o pagamento ocorreria com “50% do valor após 30 dias da seleção da melhor campanha” e “50% após a veiculação da última peça do cronograma”, ou seja, após um ano.
Em um dos comentários, um publicitário postou: “Uma das empresas mais tradicionais de Feira de Santana se prestar a esse papel… é lamentável. E não sei se vocês viram, eles ainda tiveram a cara de pau de colocar uma observação de que os direitos autorais das ideias serão da Cerqueira”.
Em resposta aos comentários, o gerente de marketing da Cerqueira se pronunciou: “a ideia foi mal interpretada, não queremos 12 campanhas publicitarias, queremos 1 campanha que seja destrinchada em 12 meses.. respeitando a sazonalidade do varejo. O objetivo é descobrir novos talentos. Além de ser uma campanha destinada apenas ÀQUELES QUE QUEREM participar”.
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Se o objetivo é realmente valorizar novos talentos, pq vocês não direcionam a campanha pra fazer o bem? Campanha pra doação de sangue, de órgãos, de roupas, de comida, uma campanha onde a Cerqueira não pague o mínimo pra um novato pra economizar e desvalorizar o trabalho de um profissional? Não seria bom também direcionar a campanha aos novatos e não aos veteranos? Fica a dica aí de quem não entende absolutamente nada de marketing, mas consegue ver claramente um querendo se dar muito bem em cima do trabalho de outros…