Um evento histórico ocorrerá no próximo sábado (4 de março), em Feira de Santana: a I Conferência de Mulheres, um palco de diálogos, apropriando-se de diversos olhares: histórico, antropológico, filosófico, literário, psicológico e artístico. Tais abrangências ratificam as mulheres enquanto seres integrais, polivalentes e multifacetados.

De acordo com a organização do evento, “sob a luz do século XXI, faz-se necessário ressignificar os caminhos percorridos pelas mulheres no que tange aos seus direitos, deveres e emancipação enquanto cidadãs e autoras de seus fazeres competentes em todas as instâncias que lhes aprouverem”.

Dessa forma, conhecer e dialogar sobre a evolução feminina, revela o quanto houve crescimento pessoal em cada mulher, bem como entendimento sobre a sua essência e necessidades por parte da sociedade. Prosseguir com a troca de saberes, fortalecendo tais construções, perpassando por todos os vieses do conhecimento, é o propósito maior da conferência supracitada.

Assim, a I Conferência de Mulheres tem caráter observativo e dialógico, visto que Feira de Santana representa a maior cidade do interior do estado da Bahia, possuindo mulheres que são doutas em seus saberes (nascidas no município ou habitantes e edificadoras da história do mesmo), bem como necessita promover o conhecimento a luz das reflexões provocadas durante a exposição de informações com caráter científico e/ou cultural, nivelando seus diálogos com os debates contemporâneos e mundiais.

Programação

O evento contará com as seguintes exposições artísticas:

  • Lançamento do livro “Re_Versos”, de Ione Carla;
  • Exposição fotográfica de Ana Reis;
  • Exposição de telas e esculturas de Ione Fernandes.

As palestras/discursos a seguir serão ministradas:

  • Fabiana Machado: “A mal-dita violência contra a mulher na era homem máquina”;
  • Mariana Paim: “Como a pesquisa literária contribui no fortalecimento das bases da mulher contemporânea no seu processo de  empoderamento?”;
  • Joelma Oliveira: “Quem é a mulher contemporânea? – definições psicológicas sob o olhar da gestalt-terapia”.

Também haverá o diálogo “Mulher, arte e discurso: diálogos possíveis”, com Clarissa Macedo e Rita Santana, e a apresentação de Dança Afro “transcendência feminina”, com Carmem Silva.

Outra novidade do evento é que a premiada poeta feirense Clarissa Macedo lançará a segunda edição do livro “Na pata do cavalo há sete abismos“.

"Na pata do cavalo há sete abismos" - Clarissa Macedo

 

Recapitulando…

O QUÊ: I Conferência de Mulheres

QUANDO: 4 de março, às 16h

ONDE: Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)