O valor de mercado e a estética geralmente são a base da decisão de qualquer um que pretende comprar um carro novo ou usado. Por isso, vale a pena levar em conta um importante elemento para orientar sua escolha: a desvalorização que o seu veículo pode ter de acordo com a cor da pintura.
Se você não sabe, veículos com cores mais compradas pelos proprietários perdem menos valor de mercado do que aqueles que têm cores mais rejeitadas (é a lógica da lei da oferta e da procura).
Mas antes de sabermos as quantidades de cada cor na frota de veículos em Feira de Santana, vamos aprender as vantagens e desvantagens que cada uma delas possui:
Veículos prata e cinza
Geralmente são bem aceitos porque combinam com tudo e a sujeira aparece bem menos nestes tipos de cor. Por serem muito comuns, acabam sendo mais visados por criminosos (é mais fácil roubar e se misturar com os outros veículos no trânsito).
Veículos pretos
O preto costuma ser a cor escolhida por quem se interessa por automóveis maiores e clássicos (já viram a cor dos carros oficiais – juízes e chefes políticos?). O problema é que a cor preta deixa a parte interna dos carros mais quentes, e precisa ser lavado com mais frequência, pois a sujeira aparece mais.
Veículos de cores vivas
Carros com cores vivas geralmente seguem tendências para o período do seu lançamento, marcando seu período de fabricação e deixando sua estética defasada com o tempo.
Veículos brancos
Costumam ser mais fáceis de vender, tem preço mais baixo e fácil manutenção da pintura. Além disso, o branco torna mais seguro trafegar à noite, pois reflete mais a luz e garante que o veículo seja visto com mais facilidade. O ponto negativo é que veículos brancos são bastante utilizados por empresas, o que vulgariza o estilo do veículo.
***
Agora que você tem uma noção das vantagens e desvantagens de cada cor, veja quais as cores mais escolhidas pelos feirenses, tendo como base um estudo do DENATRAN em dezembro de 2014:
Todas as informações que passei são critérios possíveis no momento de comprar seu carro, mas, no fim das contas, decida baseado no que sua vontade manda e seu bolso autoriza. E aí, qual vai ser a cor do seu carro?