Bonés, óculos, lanternas, camisas, ferramentas, celulares, máquinas fotográficas… O Feiraguay é uma grande multiplicidade de produtos oferecidos em um só lugar, atraindo visitantes de diversos municípios, promovendo o Feiraguay a um verdadeiro ponto turístico de Feira de Santana.

Muito é falado sobre o maior shopping popular de Feira de Santana, mas pouco é analisado desse grande símbolo do comércio feirense. Nesse sentido, vale a pena estudar a pesquisa “Shopping Popular Feiraguay: estudos sobre a produção de um espaço de comércio em Feira de Santana-BA”, do professor Claudio Ressureição (Unesp), que traz dados interessantes sobre o Feiraguay.

Entre as informações, está uma grande dúvida: de onde vêm as mercadorias do Feiraguay? Embora a resposta intuitiva se refira ao Paraguai, isso não é bem verdade. Os produtos têm origem diversa, como mostra o infográfico a seguir, cujos dados são oriundos da pesquisa com 308 comerciantes do Feiraguay:

De onde vêm as mercadorias vendidas no Feiraguay

 

É bom frisar que, embora grande parte dos produtos do Feiraguay (e de tudo do que é industrializado no mundo) sejam fabricados na China, ainda é pequena a quantidade de comerciantes que trazem os produtos diretamente de lá. De acordo com a pesquisa de Claudio Ressurreição, São Paulo é a grande fonte dos produtos vendidos no Feiraguay.