2 de dezembro é o dia do samba, data que foi escolhida porque nesse dia o compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador na Bahia. O então vereador Luis Monteiro Costa propôs então homenageá-lo, celebrando o Dia do Samba nessa data em Salvador, que com o passar dos anos acabou se tornando uma comemoração a nacional.

No Dia do Samba músicos, compositores, ativistas e sambistas de todo o Brasil reúnem-se para celebrar o mais genuíno gênero musical brasileiro. Para homenagear o samba em nossa cidade, seguem 4 sambas genuinamente feirenses, compostos por integrantes do Coletivo Unidos pelo Samba, organização que vem se destacando pela valorização do samba na cultura feirense:

“Doce Ilusão”, de Mimiro Rharydade

 

“Último Pedido”, de André Lopes

 

“Barras da Vida”, Denys e Valdir (Simplicidade a Mais)

 

“Canto da Vida”, de Ailton Silva e Valdir Simplicidade (interpretação de Maryzélia)

 

 

Comemoração do Dia do Samba em Feira

A propósito, o Coletivo Unidos pelo Samba comemorará o Dia do Samba no próximo domingo, 4 de dezembro, a partir das 10h da manhã, no Bar Point Universitário, localizado na Rua Juracy Magalhães (atrás da Matiz Tintas da João Durval). Cerca de dez grupos de samba estarão reunidos fazendo uma grande roda de samba.