Fundado em 22 de julho de 1962 pelo psiquiatra Carlos Alberto Kruschewsky, o Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) teve como nome inicial “Hospital Colônia Lopes Rodrigues”. Iniciou com uma lotação de 31 pacientes de longa permanência, e com uma estrutura física de quatro pavilhões que foram destinados para pacientes de longa permanência (masculino e feminino) e pacientes agudos do mesmo gênero.

Na década de 80, criou-se o Núcleo Agrícola de Reabilitação (NAR) com capacidade para 500 leitos, cuja proposta era acolher 400 pacientes oriundos do Hospital Juliano Moreira e 100 pacientes crônicos dos pavilhões, no entanto, chegou a acolher 800 moradores. O NAR tinha como objetivo a reabilitação do portador de transtorno mental, através do trabalho agrícola, realizado pelo grupo de terapeutas ocupacionais pertencentes ao quadro de funcionários, com apoio técnico da Ematerba. Nesse mesmo período, foram implantados dois ambulatórios, sendo um para adulto e outro para infanto-juvenil.

A seguir, você confere o documentário experimental “Via Láctea”, produzido em 2002, por alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (FTC), onde são entrevistados alguns internos do Lopes Rodrigues:

https://www.youtube.com/watch?v=tKEMODfK1gc

(Um filme de Thiago Gomes, Stella Carvalho e José Barboza).

Para se aprofundar…

Vale a pena também conferir a extensa reportagem feita pela TV Olhos D’Água, em 2012, sobre a história do Hospital: