Um dos pontos centrais na análise do sucesso de uma sociedade é a qualidade da educação pública, notadamente a educação básica, os primeiros anos na escola formal, que serve de alicerce para toda a trajetória de vida do cidadão. No Brasil, a forma oficial de medir a qualidade da educação básica é através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um indicador do Ministério da Educação que mede ao mesmo tempo o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB que acaba de ser divulgado traz números não muito animadores para Feira de Santana, já que o município ficou abaixo da média estabelecida em 2015:
No gráfico é possível perceber que desde 2011 Feira de Santana está abaixo da meta estabelecida para a educação básica. Analisando o IDEB, entre 2011 e 2013, a educação básica piorou no município. Entre 2013 e 2015 houve melhora, mas abaixo da meta estabelecida.
Como o IDEB é calculado
O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Ministério da Educação. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo MEC. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, um exame nas disciplinas de Português e Matemática aplicadas alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais.
Como as metas são definidas
As metas IDEB foram calculadas pelo MEC no âmbito do programa de metas fixadas pelo Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, que trata da educação básica. A lógica é a de que para que o Brasil chegue à média 6,0 em 2021, período estipulado tendo como base a simbologia do bicentenário da Independência em 2022, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforço maior daqueles que partem em pior situação, com um objetivo implícito de redução da desigualdade educacional. A definição de um IDEB nacional igual a 6,0 teve como referência a qualidade dos sistemas em países da OCDE.
***
De acordo com os propósitos do IDEB, nos próximos anos Feira de Santana tem o desafio de continuar aumentando o desempenho dos alunos, de maneira mais intensa do que tem feito.
Veja mais informações sobre o IDEB de Feira de Santana aqui.
Trackbacks / Pingbacks