Começou, em Salvador, a Flipelô, a Festa Literária Internacional do Pelourinho, que, em sua primeira edição, comemora os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado e homenageia o escritor que dá nome ao espaço, além de Zélia Gattai e Myriam Fraga, duas das mais relevantes personalidades culturais diretamente interligadas à trajetória de vida de Amado.

Serão mais de 50 atividades, entre mesas de debates, lançamentos de livros, oficinas literárias, saraus, apresentações teatrais, exibição de vídeos e shows musicais, que reunirão autores, pesquisadores, críticos, estudantes e apaixonados pelo mundo das palavras. Tudo isso cercado pela arquitetura histórica, com fachadas de casas, igrejas e paralelepípedos do Pelourinho.

Participarão da Festa grandes nomes das artes e letras, a exemplo do sambista Martinho da Vila, do professor Pasquale Cipro Neto, da cantora Maria Betânia, do rapper Emicida e o escritor Antonio Torres (ABL).

Para os feirenses, uma novidade (e um orgulho): o escritor e contista feirense Rafael Rodrigues participa do evento às 14h do sábado, num bate-papo intitulado “Nem te Conto”, que tem a participação de Marcelo Moutinho (RJ) e a mediação de Gildeci de Oliveira Leite (BA).

A propósito, Rafael está se preparando para lançar seu segundo livro, “Mais um para sua estante”, que já tem página de divulgação no Facebook.

Vale a pena acompanhar!

Veja aqui a programação da Flipelô!

Leia o conto “Manada de Elefantes”, de Rafael Rodrigues, publicado aqui no Feirenses.