Carro ou moto, qual dos dois tipos de transporte é melhor para rodar em Feira? Eu tenho paixão pelo dois, embora cada um tenha suas vantagens e desvantagens, que pretendo analisar neste artigo, levando em consideração o que cada um deles oferece.
Independentemente da sua escolha, alguns pontos são característicos no trânsito da nossa cidade: aumento da frota, falta de conhecimento das leis e consciência de alguns condutores, escassez de estacionamento e até mesmo falta de planejamento antes de sair de casa. Quem se planeja pode viabilizar o melhor trajeto, observando horários de pico nas avenidas, ruas e cruzamentos, atentando para caminhos alternativos, e, consequentemente, evitando estresse e atrasos.
Vantagens dos Carros
O carro nos proporciona conforto, segurança e proteção. Só nos carros temos cinto de segurança, air bag e toda a estrutura do veículo para o caso de algum acidente. Com um trânsito que ainda possui um alto índice de imprudências, essa é uma preocupação muito importante.
Além disso, os carros comportam mais quatro passageiros, além do motorista. Todos são acomodados em confortáveis assentos, desfrutando de som ambiente e ar condicionado, a depender do veículo. Também há espaço para ampla bagagem no porta-malas.
Vantagens das Motos
Já as motos, levam vantagem sobre os carros nos quesitos de economia, praticidade, agilidade, rapidez e algo que só as “magrelas” proporcionam: a sensação de liberdade.
Além da manutenção, seguros dos carros e impostos serem mais baratos, as motos consomem bem menos que os carros. Na sua última avaliação de consumo dos combustíveis dos carros do mercado brasileiro, o INMETRO mostrou que um carro muito econômico pode fazer até 15,1 Km/litro de gasolina ou 10,4 Km/litro de álcool.
Enquanto isso, boa parte das motos do mercado (de 100 a 150 cilindradas) chegam a fazer mais de 50 Km/litro de gasolina e mais de 30 Km/litro de álcool. Estamos falando de uma economia de 300%!
No gráfico abaixo mostramos o que os feirenses têm escolhido entre essas duas possibilidades:
Independentemente da sua escolha, usando nosso trânsito de carro ou de moto (ou de qualquer outra forma) lembre sempre de se programar com antecedência, e sair de coração aberto.
Até a próxima!