O Fluminense de Feira de Santana foi bem sucedido na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, venceu o Itabaiana, de Sergipe. O Touro venceu por 4 a 1, fora de casa, sendo três gols marcados pelo meia Rafael Granja, de 33 anos. Mas, afinal, como funciona a Série “D” do Campeonato Brasileiro?

A divisão de entrada para se chegar à elite do futebol brasileiro tem a participação de 68 clubes, de todas as cinco regiões do Brasil. A região com mais representantes é o Nordeste: 22 equipes. As regiões Sudeste e Norte vêm em seguida, com 14 clubes cada. As regiões Centro-Oeste e Sul têm 9 agremiações representadas.

Pela primeira vez, os clubes participantes já sabiam de sua participação desde o começo da temporada. As vagas foram definidas a partir das colocações conquistadas em seus respectivos estaduais no ano de 2016.

Como é a disputa no Brasileirão da Série D

Fluminense de Feira

Os 68 clubes são divididos em 17 grupos de quatro equipes na primeira fase, cujo sistema será de turno e returno.

Os 17 primeiros e os 15 melhores segundos colocados de cada chave avançam à segunda fase, que será disputada em jogos mata-mata de ida e volta, bem como todas as fases seguintes (oitavas de final, quartas de final, semifinal, final), até ser apurado o campeão brasileiro.

A melhor campanha em todas as fases anteriores definirá o clube como mandante da partida de volta. São critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes); 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Os adversários do Fluminense de Feira

Fluminense de Feira

O Fluminense de Feira terá como adversários na fase de grupos os seguintes times:

  • Atlético-PE (que substitui o Serra Talhada-PE, que desistiu de participar da competição);
  • Itabaiana-SE (vice-campeão do Campeonato Sergipano 2016);
  • Campinense-PB (campeão do Campeonato Paraibano 2016).

Os quatro semifinalistas da Série D conquistarão o direito de disputar a Série C de 2018. É o que torcemos que ocorra com o Flu de Feira, que tem sua próxima partida com o Campinense, dia 31 de maio (quarta), às 20h30, no Joia da Princesa.

 

Fotos: Divulgação/Fluminense de Feira