O debate sobre a representatividade das mulheres vem crescendo em diversos setores da sociedade, principalmente naqueles onde o homem manteve-se hegemônico ao longo da história (notadamente lugares de poder). Na política, por exemplo, o Brasil ostenta a marca de ter apenas 10,5% de mulheres no Congresso Nacional, mesmo tendo uma população 51% feminina.

Nas artes o cenário não é diferente: segundo a professora de literatura e feminista feirense Larissa Rodrigues, de um total de publicações no mercado editorial brasileiro, apenas 30% obras são de autoras mulheres.

É nesse contexto que surge o projeto “Leia Mulheres”, um projeto que tem como objetivo disseminar e incentivar a leitura de escritoras.

Inspirado no projeto homônimo criado pela escritora Joanna Walsh, o #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais autoras, clubes de leitura se formaram em São Paulo e no Rio de Janeiro e ao longo do tempo têm surgido em outras cidades do país – inclusive Feira de Santana.

Os clubes contam com reuniões regulares para a leitura e discussão de obras literárias escritas por mulheres. Em Feira, o Leia Mulheres é coordenado por Larissa Rodrigues, com quem conversamos em uma entrevista exclusiva para a Feirenses TV. Imperdível: