Multiculturalidade é um termo utilizado para descrever a existência de vários tipos de cultura numa certa cidade, região ou até mesmo país, sem que nenhuma dessas culturas predomine sobre as outras. E por que não falar em um mesmo ambiente?
Fico impressionada com a vasta opção que o Mercado de Arte Popular – MAP oferece. Há mil culturas em um só lugar, assim como é a nossa baianidade, cheia de referências de vários lugares, que vão da cultura regional com a literatura de cordel, lembrancinhas da Bahia, chapéus, bolsas e sandálias de couro, instrumentos musicais, passando pelos bordados, crochês, macramês e a renda de bilro, assim como a moda praia e resort, com seus biquínis e cangas com estampas de mandalas incríveis e vestidos pintados à mão, predominando as técnicas de batik e tie dye. Isso sem falar nas batas indianas e kaftans africanos.
O MAP não é apenas tropical, ele traz também a seriedade das camisas de alfaiataria, em menos quantidade, mas não menos importante, e ainda tem aquelas com detalhes de renda renascença, que não devem nada à alta-costura. Para os rockers, as t-shirts estampadas com bandas de rock são irresistíveis. E como se não bastasse tudo isso, ainda encontramos estilistas locais que fazem uma moda própria, tornando várias peças exclusivas. Percebem como o MAP cabe no guarda-roupa de todo mundo?
São muitos estilos e infinitas possibilidades de looks. Por falar nisso, o post de hoje traz a produção de moda alto verão das blogueiras Lila Oliveira e Gabi Dias, ambas do blog Disse Me Disse, com o conceito: “Do Balneário ao dia a dia feirense, porque o artesanato traz uma bossa ao look nosso de cada dia”. Confira!
Agência de Modelo: GDois
Modelo: Karolyna Biank
Produção de Moda: Lila Oliveira e Gabi Dias (Blog Disse Me Disse)
Vestuário: Heila (Mercado de Arte)
Calçados: Empório dos Sapatos
Fotos: Val Silva