A imagem que mostramos abaixo é um mapa de distribuição racial em Feira de Santana. Através dele é possível observar a distribuição geográfica, densidade demográfica, e diversidade racial do povo feirense. Cada um dos pontos no mapa representa uma pessoa. O local e cor dos pontos são baseados nos dados do Censo IBGE de 2010 disponível online; cada cor no mapa representa uma das opções de raça possível no referido censo.

O censo fornece, entre outras coisas, dados georreferenciados (distribuídos em setores censitários, a menor unidade geográfica da pesquisa) sobre a raça auto-declarada por cada cidadão brasileiro.

Em poucas palavras, o mapa foi gerado posicionando aleatoriamente no espaço de cada setor censitário os pontos/pessoas que pertenciam ali. Como os setores censitários são, via de regra, unidades geográficas relativamente pequenas, este método proporciona um resultado bastante fiel da distribuição racial no espaço.

O mapa foi criado pelos desenvolvedores da pata, uma organização de análise, visualização e planejamento com dados. A inspiração e a base do código utilizado para gerar o mapa vieram de Dustin Cable, um ex-pesquisador do Cooper Center for Public Service da University of Virginia, e autor de um mapa racial dos Estados Unidos. Ele, por sua vez, foi inspirado por Brandon Martin-Anderson do MIT Media Lab, e Eric Fischer, mapmaker/programador. Veja a seguir o Mapa Racial de Feira de Santana:

O mapa racial de Feira de Santana

(Clique na imagem para ampliar)

Veja alguns extratos aproximados:

Extrato Mapa Racial Feira de Santana

Extratos do mapa racial
Extrato Mapa Racial Feira de Santana

 

 

Clique aqui para ver a versão interativa deste mapa!

Clique aqui para ver o mapa racial do Brasil!