Uma das maneiras de escutar música feirense, com vozes e composições locais, é através do Projeto Noites Autorais, idealizado pelo cantor, compositor e músico feirense Leno Peixoto. O Projeto foi criado em 2011, com o objetivo de “conduzir o artista por uma dimensão de perspectiva independente, na tentativa de engajá-lo numa postura mais profissional, com condições para que ele possa se desenvolver”. E mais: “fazer com que autores e compositores tenham um ambiente favorável para apresentarem seus trabalhos”. O ambiente ao qual Leno se refere é o teatro, por proporcionar uma boa tríade: som, luz e percentual de bilheteria.

No “Noites Autorais”, os artistas têm a mesma oportunidade: apresentam-se primeiro como convidados. Depois, tornam-se protagonizadores, convidando outros músicos. O Projeto é, pois, uma teia onde se ligam artistas e sons.

A 27ª edição do Projeto Noites Autorais ocorrerá hoje, 9 de julho, no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 20h.

Leno encerrou nossa rápida e agradável conversa com uma mensagem ao público:

“Esperamos a presença de todos, para conhecer os artistas feirenses, o que eles pensam, o que sentem, suas poesias, emoções, pensamentos e anseios. Será uma maneira de interagir com a nossa própria produção cultural e artística. E a cidade tem uma identidade original em relação à produção que se faz aqui.”

Pelo Projeto passam nomes como Marcel Torres, Camila Gonçalves, Fabrício Barreto, Jorge de Angélica, Guymeo Jumonji, Rogério Ferrer, Gilmar Araújo, Dan Oliveira, Belle Quintas e muitos outros feirenses.