Natural de Juazeiro-BA, Antonio Carvalho de Novaes mudou-se para Feira de Santana em 1972, e hoje, com 51 anos de idade, considera-se feirense de coração. Artista plástico com clara orientação realista, Antonio é um dos vencedores do edital que selecionou trabalhos neste ano para exposição na Galeria de Arte Carlo Barbosa, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).
A exposição será realizada no período de 19/08/2016 a 16/09/2016, e se chama “Recortes de Feira de Santana”. A temática está voltada à reprodução artística dos principais prédios históricos, igrejas e monumentos do município de Feira de Santana, por meio de pintura em estilo realista, retratando seus detalhes ou “recortes”.
Esse tema também tem por objetivo chamar atenção quanto a necessidade de restauração e manutenção do patrimônio histórico de Feira de Santana. Para despertar nos cidadãos o interesse por esse assunto, as telas a serem apresentadas na exposição retratam ângulos bens específicos dos casarões, igrejas, prédios públicos e monumentos de nossa cidade, registrando sua beleza arquitetônica.
A ideia é que o trabalho chame a atenção do público por apresentar como tema a própria cidade de Feira de Santana, além de buscar conscientizar a sociedade quanto à necessidade de preservação do patrimônio histórico da cidade.
Ao lado de todas as telas expostas existirão resumos com a história de cada estrutura arquitetônica retratada, além de suas respectivas imagens fotográficas, em pelo menos dois ângulos.
Antonio Carvalho de Novaes é profissional de ciências contábeis e servidor público federal, mas diz encontrar nas artes visuais sua realização plena. Já chegou a expor na Holanda, e é membro da Academia de Cultura da Bahia.