Um dos maiores artistas que a Bahia produziu estará em Feira de Santana na próxima quinta-feira: o cantor, compositor e ativista santamarense Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura, um dos principais espaços culturais de Feira de Santana.

Mendes apresentará um show com tema caro a Feira de Santana: “A chula do Recôncavo com o Canto do Sertão”. Situada entre o Recôncavo e o Sertão, Feira tem a oportunidade de se reconhecer na apresentação de um notável defensor do Samba da Bahia, e do Samba antes do Samba, como ele diz, se referindo à Chula.

Ele caracteriza a Chula como “um canto violado que surgiu do encontro entre o batuque e a viola”, e lembra que é daí que o samba surgiu: “Tia Ciata, a mulher que levou o samba para o Rio, nasceu em Santo Amaro no ano de 1854. Quatro anos antes começou o movimento da chula, que veio com os escravos sudaneses que vieram para a Bahia. Quando foi para o Rio de Janeiro, Tia Ciata com certeza levou consigo toda essa influência, que acabou contribuindo para o samba”, diz ele.

Roberto Mendes

Roberto tem várias parcerias com músicos de destaque nacional, a exemplo dos irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso:

 

Oportunidade imperdível para entrar em contato com o que a Bahia tem de melhor.

Recapitulando…

O quê:  “A chula do Recôncavo com o Canto do Sertão”, com Roberto Mendes

Onde: Cidade da Cultura (Conj. João Paulo)

Quando: 23 de maio (quinta), 21h

Informações: Facebook e Instagram