As famosas Flávia Alessandra e Fernanda Paes Leme são apenas duas das famosas que aderiram ao trabalho do estilista feirense Vitorino Campos, de 30 anos, considerado um dos grandes talentos jovens da moda brasileira. Aos 25 anos ele fez seu primeiro desfile na São Paulo Fashion Week, em 2012, e de lá pra cá vem assumindo destaque progressivo no mundo da moda.

“Morei em Feira até meus 18 anos, quando fui estudar moda em Salvador. Lembro dos bons amigos que tinha no colégio e sinto muita saudade dessa época”, disse ele em entrevista ao Feirenses. Vitorino graduou-se em Design de Moda pela Universidade Salvador (UNIFACS) e criou sua marca homônima já em 2008. Mas foi em Feira que surgiu sua grande inspiração para trabalhar com moda: “fui criado entre o ateliê da minha tia e a fábrica de fardamentos da minha mãe, cresci rodeado por tecidos e aviamentos”.

Fernanda Paes Leme

Fernanda Paes Leme vestindo Vitorino Campos no Festival de Cannes

Em 2016, Vitorino recebeu prêmio de estilista do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na primeira vez em que a Associação passou a incluir Moda como em suas premiações. Perguntado sobre o que considera destaque em seu trabalho, Vitorino considera “o acabamento das peças e a qualidade da matéria-prima. Gosto do bom corte e da roupa bem feita. Uma base que se integra à peça para que haja uma conexão com quem veste e o que se está vestindo”.

Veja o desfile de Vitorino Campos na última São Paulo Fashion Week (coleção outono/inverno):

 

No vídeo a seguir, gravado em 2015, ele fala para a Vogue Brasil sobre a inspiração para uma de suas coleções:

Parte da família de Vitorino Campos ainda reside em Feira de Santana, mas já faz alguns anos que ele não visita a cidade: “por conta do tempo corrido, já fazem 5 anos que não visito a cidade. Hoje meus pais e parte da família moram em Salvador, por isso acabo indo com mais frequência para lá”.

Aos feirenses que desejam seguir a trajetória de Vitorino, ele dá alguns alertas: “é uma carreira que exige muito estudo e esforço. Tem que realmente gostar do que faz, pois a dedicação precisa ser integral”.

Vitorino Campos está no Facebook e no Instagram!