O Coletivo Unidos pelo Samba, que nasceu com o propósito de valorizar a movimentação cultural em torno do samba em Feira de Santana, está completando 1 ano de existência, e irá comemorar o aniversário com uma roda de samba onde participarão dezenas de sambistas feirenses. A ideia é comemorar a solidificação de um movimento inédito, de afirmação do samba como um dos principais elementos culturais de Feira de Santana.

O Unidos pelo Samba trouxe os seguintes princípios em sua carta de fundação:

  • Valorizar os compositores de Samba de Feira de Santana, buscando espaços viáveis para apreciação do samba de raiz feirense;
  • Discutir formas viáveis de produção, divulgação e apresentação do samba feirense;
  • Fomentar eventos e espaços onde possa haver a apreciação do samba na cidade;
  • Promover a interlocução entre sambistas feirenses e de outras localidades, visando o fortalecimento do Samba como movimento cultural em Feira de Santana;
  • Garantir espaço proporcional e justo do Samba nos investimentos dos poderes públicos (municipal, estadual e federal) com cultura em Feira de Santana;
  • Incluir o Samba como elemento cultural digno de atenção da opinião pública;
  • Qualificar a produção do samba feirense.

Com reuniões periódicas (todas as quartas-feiras à noite), o coletivo angariou o apoio da imprensa, da comunidade e dos diversos movimentos culturais existentes na cidade. “Nosso sonho se tornou realidade. Esse é o primeiro de muitos anos que estão por vir”, diz o cantor Mimiro, considerado um dos mais tradicionais sambistas de Feira.

“Hoje o samba já é visto e reconhecido. Temos um espaço, uma referência. Ainda há muito para conquistar, mas já temos motivos suficientes para comemorar”, diz Jules Rimer, proprietário do Bar Point Universitário, um dos celeiros do samba na cidade, que recepcionará a roda de samba de aniversário no próximo domingo.

Unidos pelo Samba na Micareta

O “arrastão” do Unidos pelo Samba na Micareta

O percussionista Binho Chumbinho lembra que a união é o ponto forte do Coletivo: “o samba só existe com colaboração, união e harmonia. O samba é agregador, e expressa muito do que o povo brasileiro, baiano e feirense é. Por isso o coletivo é fundamental, ele eleva esses valores do próprio samba!”.

A roda de samba de aniversário ocorre no domingo (7 de agosto), no bar Point Universitário, na Avenida Juracy Magalhães (S/N), a partir das 10h da manhã. O bar fica atrás da Matiz Tintas da Avenida João Durval.

Não deixe o samba morrer! Compareça!