Feira de Santana assiste hoje a emergência de várias iniciativas culturais que buscam popularizar o acesso à arte, à sociabilidade e ao espaço público. Do retorno do Bando Anunciador à intervenção cultural no Beco da Energia, percebe-se indícios de que Feira tem se tornado uma cidade menos restrita.

O que nem todo mundo sabe é que esse tipo de iniciativa tem entusiastas na cidade há muito tempo. Tome-se como exemplo o Encontro de Figuras Populares, que sobrevive em Feira de Santana já há 15 anos.

Encontro de Figuras Populares

Organizado pelo fotojornalista, colunista, produtor cultural e presidente das Organizações Tracajá, Reginaldo Pereira Tracajá, o Encontro é definido como “um dos mais interessantes e folclóricos eventos da cidade, que reúne gregos e troianos, sem rotulação social”, e terá sua próxima edição no dia 04 de outubro (domingo).

O Encontro surgiu na redação do Jornal Folha do Norte, e já foi realizado em lugares como o Mercado de Arte Popular, Bar Resenharia e na Euterpe Feirense. “Agora, primando pelo meio ambiente, o evento acontecerá no Largo São Francisco, padroeiro da Ecologia e dos Animais”, avisam as Organizações Tracajá.

Encontro de Figuras Populares

Além da “presença maciça de pessoas que fazem a geografia humana da princesa”, o evento terá a exposição de fotografias, lançamento de livros, cordelistas, muita música com vários artistas da cidade e outras atividades culturais.

Reginaldo Tracajá lembra: “já integrando oficialmente o calendário de festas populares de Feira de Santana, o Encontro de Figuras Populares é um evento sui generis, sem similar  no país. Compareça in natura ou com sua pintura, mas compareça com o coração aberto! Leve sua alegria, descontração e bom humor até a Praça de São Francisco. É dele a belíssima oração:

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé… 

E não esqueçam o conselho do bondoso São Francisco: “É dando  que se recebe!”.

Encontro de Figuras Populares

Recapitulando…

O quê: 15º Encontro de Figuras Populares

Quando: 04 de outubro (domingo), a partir das 10h

Onde: Largo do São Francisco, Bairro Kalilândia (próximo ao Hospital Dom Pedro).

 

Fotos de Reginaldo Tracajá (edições anteriores do Encontro de Figuras Populares).