A Chapada Diamantina está passando por um dos piores incêndios que já atingiram a região. As principais regiões atingidas estão localizadas no Rio Mucugezinho, em Lençóis, no Vale do Capão, em Palmeiras, Seabra, Ibicoara e Mucugê. Além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, atuam no combate aos focos de incêndio a Força Aérea Brasileira e brigadistas voluntários, moradores da região que lutam pela preservação do patrimônio biológico que está sendo perdido.
No vídeo a seguir, você confere imagens lamentáveis da região do Vale do Capão, capturadas por um drone no último dia 17/11:
https://youtu.be/VpqGgZbyTT0
Abaixo, fotografias do jornalista Iago Aquino, que está acompanhando de perto a ação dos brigadistas:
Como ajudar na preservação da Chapada Diamantina
Mesmo estando em Feira de Santana é possível ajudar a reduzir os danos causados pelo incêndio na Chapada. Já existem pelo menos três postos de arrecadação de água, leite e alimentos não perecíveis:
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Colegiado de Ciências Biológicas (módulo I – sala MA 14) ou na Equipe de Educação Ambiental (EEA), na Sala Verde.
Faculdade Nobre (FAN) – Av. Maria Quitéria, 2116 – Kalilândia
Faculdade UNEF – BR 324 (vizinho ao antigo Clube de Campo Cajueiro)
Também é possível fazer doações para a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis, que disponibilizou uma conta corrente para doações através do Banco do Brasil, agência 0251-8, C.C. 12.619-5, CNPJ 07.087.037/0001-48.