Há mais de 14 anos funcionando no mesmo local, “A Lambreta” é um bar discreto, apesar de bem localizado. O ambiente é a meia luz, e possui árvores ao redor, atraindo quem quer ficar à vontade, sem badalação. O cardápio possui muitas opções, que vão desde carne vermelha até moquecas e catados de frutos do mar, mas é a lambreta o carro-chefe.
A lambreta é servida de forma tradicional, em porções de dúzias e na panela de barro que a mantém aquecida. O preço é bem honesto, e o destaque vai para a limpeza da lambreta e o tempero, que é muito bem feito e deixando-a sem aquele cheiro forte, que incomoda algumas pessoas.
O preparo do prato é feito pelo cozinheiro do bar, que não delega a função a mais ninguém. O prato é muito saboroso e bem equilibrado, e, ao provar, entende-se o motivo do nome do bar se confundir com o nome do petisco.
Ao ser servida, a lambreta vem à mesa com uma xícara e uma concha, para que se beba o caldo do fundo da panela de barro. No caldo fica preservado todo o sabor do marisco, e os temperos usados em seu cozimento. Há quem goste mais do caldo do que da própria lambreta. É altamente recomendado pingar umas gotinhas de limão, ou um fio de azeite no caldo, pra ressaltar o seu sabor. Muitos costumam dizer que no caldo se concentram todas as propriedades afrodisíacas do fruto do mar.
A casa abre todos os dias, das 17h à 01h, com funcionamento prolongado aos sábados e domingos, que vai das 12h às 03h. Vale ressaltar que os garçons são bem atenciosos e atendem muito bem.
O bar A Lambreta fica localizado no cruzamento da Avenida Santo Antônio com a Rua Prudente de Moraes, n.º 154, Bairro Ponto Central.