As imagens de santos são representações simbólicas, utilizadas principalmente pela Igreja Católica, que fazem referência a personagens reverenciados historicamente pela mais tradicional religião praticada no Brasil. Tradicionalmente essas imagens exibem os santos com expressões castas e piedosas, e vestimentas simples, típicas de um estilo de vida moderado.
Projetando uma reflexão sobre esse padrão, a artista feirense Nilarah Albuquerque resolveu desconstruir a estética dessas imagens: “Que tal um mundo onde não precisássemos nos levar tão à sério? Onde até mesmo os santos pudessem tirar férias de sua simplicidade e desapego mundano e vestirem-se como adoraríamos vê-los – com todo glamour e requinte que procuramos para nós mesmos?”.
Um precedente na Itália
Em 2012 algo parecido foi feito pelo artista plástico italiano, mas com intenções e resultado estético bem diferente. Igor Scalisi Palminteri construiu uma série artística de santos católicos usando roupas de super heróis, gerando um grande debate, à época, sobre alguma “falta de respeito” existente na obra:
Mais sobre Nilarah
Nilarah Albuquerque é filha do músico Timbaúba, um dos mais tradicionais artistas de Feira de Santana. Ela sempre teve em casa o convívio muito próximo com a arte, já que seu pai além de cantor também é artista plástico, tendo algumas telas pintadas na década de 80. “Design de interiores é minha paixão. Formei-me em arquitetura, mas logo fui seduzida pelos detalhes. Sabe aquele pequeno objeto que faz a diferença entre o óbvio e o magnífico? É esse objeto que procuro. Quando não estou contemplando as obras de arte que herdei da natureza – meus filhos, estou tentando fazer a arte imitar a vida em minhas peças, juntando o que tenho aprendido com meu hobby de infância – brincar de fazer arte”.
Diferentemente do trabalho polêmico do italiano Scalisi, Nilarah diz que sua arte tem sido bastante receptiva. “Com alguma frequência vejo as pessoas se emocionarem ao receber as peças que me encomendaram. É nesse momento que percebo o quanto é importante esse meu trabalho de permitir aos devotos homenagearem suas entidades queridas”.
Exposição
Com o nome Santos, Encantos e Axé, a artista realiza exposição no próximo dia 7 de janeiro, a partir das 19 horas, na Bahia Marina, em Salvador. A amostra acontecerá na LB Home da Villa CR, como parte do projeto pop-up, e traz várias peças da artista, desde imagens religiosas de santos e orixás, até figuras do nosso cotidiano cultural, como baianas e charmosas gordinhas, todas em uma roupagem moderna e com adornos sofisticados, nas tendências da moda atual.
Vale a pena comparecer!