Os apaixonados por cinema em Feira de Santana estão tendo uma oportunidade ímpar de prestigiar produções de destaque no cinema nordestino, já que está ocorrendo no Centro de Cultura Amélio Amorim a I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Com entrada gratuita, a Mostra tem o intuito de proporcionar à população de Feira de Santana a oportunidade de assistir filmes que vêm obtendo destaque em festivais nacionais e internacionais, mas que infelizmente nem sempre conseguem espaço nas salas de cinema comerciais.

Haverá exibições, em todas as quintas-feiras de janeiro, tanto pela manhã, quando serão apresentados documentários, quanto no turno vespertino, com os filmes ficcionais. Cada sessão é composta por um curta e um longa-metragem. Além das exibições, a I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste oferecerá paralelamente três oficinas em três vertentes variadas da sétima arte: “Cinema e Educação nas Escolas”, “Práticas de roteiro para curta-metragem” e “Webdocumentário”.

Um dos filmes exibidos nesta quinta (14), o documentário curta-metragem “Procurando Rita”, dirigido pelo baiano Evandro Freitas, mostra a experiência de cinema vivida por Seu Adilson, um projetista do antigo Cine-Teatro Glória, em Cachoeira-BA. Clique na imagem a seguir para assistir:

Procurando Rita

Outro filme exibido nesta quinta foi a animação “Ritos de Passagem”, do diretor baiano Chico Liberato. Assista ao trailer:

 

Veja a programação da próxima quinta, 21 de janeiro:

Manhã – Sessão Documentário – 10:00h

CURTA – ANA

Direção – Camila Camila

(Bahia, 2015, 20 min)

Sinopse: Dos depoimentos de cinco irmãs criadas no interior da Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 e da educação dada por sua mãe; professora e psicótica maníaca depressiva. Ana busca uma poética que toque as inquietações do corpo, das relações de gênero e da família. Indícios, fragmentos de vida que me compõem. Histórias familiares, especialmente as que identifico-me enquanto mulher. A memória é um instrumento de ficção.

LONGA – FAZ-SE FILMES

Direção – Violeta Martinez

(Bahia, 2015, 99min)

Sinopse: “Faz-se Filmes” é um projeto itinerante que propôs percorrer onze cidades do interior da Bahia, oferecendo o serviço de produção de filmes em curta-metragem à população de pouco acesso a produção de cinema e cultura digital. O projeto buscou incentivar e possibilitar todo e qualquer cidadão a criar e ampliar a sua produção econômica e/ou artística, a partir das propostas de filmes que foram apresentados em cada localidade pelas pessoas que solicitaram o “Faz-se Filmes”, mobilizando comunidade e equipe em prol do incentivo à cultura e preservação da identidade local.

Tarde – Sessão Ficção – 14:00h

CURTA – MURIEL

Direção – Vanessa Cavalcante

(Ceará, 2015, 18 min)

Sinopse: Muriel nunca teve uma namorada. Depois de ver uma chamada de um programa de TV, ele decide que está na hora de sua vida mudar, de arrumar uma namorada, e de não mais ser um fracasso.

LONGA – AMOR DOS OUTROS

Direção – Deo

(Bahia, 2015, 111 min)

Sinopse: Júnior é um cara normal, com um emprego normal, numa cidade normal, que anda por aí com uma espada de samurai tentando resolver suas questões de amor.


Para mais informações acesse o Facebook e o site da Mostra.