O Dia Nacional do Samba (02 de dezembro) é comemorado em estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí e Rio Grande do Norte, mas poucos sabem que a origem data é baiana. De acordo com o Coletivo Unidos pelo Samba, que vem fomentando a valorização do samba em Feira de Santana, “o Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.”

Em Salvador, uma das iniciativas para a comemoração do Dia do Samba é o show, nesta quarta, de Edil Pacheco, compositor da célebre canção “Ijexá”:

 

O Dia do Samba em Feira de Santana

Unidos pelo Samba

Em Feira de Santana o samba também terá seu ponto alto nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Bar Point Universitário. O Coletivo Unidos pelo Samba, que tem entre seus objetivos valorizar os compositores de samba de Feira de Santana, buscando espaços viáveis para apreciação do samba de raiz feirense, irá reunir cerca de 10 grupos de samba da cidade, tocando conjuntamente, priorizando as canções de compositores locais.

De acordo com Rafael Garrafinha, do Grupo Acelerou, um dos integrantes do Coletivo, esta será a primeira vez que algo assim acontece em Feira: “há muito tempo buscávamos formas de integrar os sambistas de Feira de Santana. Através do Coletivo, a força cultural do samba está sendo afirmada, e hoje, Dia do Samba, é um grande momento para nos reunir e celebrar o mais genuíno gênero musical brasileiro”.

Dia do Samba

O cantor Luizão, do grupo Sambatuk, ressalta o caráter democrático do evento: “faremos uma roda de samba aberta, democrática, como manda a tradição sambista. Além de ser gratuita a apreciação do samba, teremos um intercâmbio entre os artistas, sem centralizar a música em qualquer grupo”.

Uma das máximas do Coletivo Unidos pelo Samba é o fomento de composições de sambas feirenses, algo destacado pelo percussionista Fal, do Sambatuk: “nosso coletivo tem menos de um ano, mas já estamos conseguindo revelar muitos bons compositores de samba na cidade. Hoje o público vai ouvir algumas dessas canções”.

Recapitulando:

O quê: Roda de Samba em comemoração do Dia do Samba.

Onde: Bar Point Universitário (Rua Juracy Magalhães, ao lado da FAT).

Quando: Quarta, 02 de dezembro, a partir das 19h.