Para quem não sabe, no próximo dia 3 de setembro, um sábado, os feirenses terão a oportunidade de assistir o show do rapper Emicida, uma das principais referências contemporâneas da música popular brasileira. Trata-se de uma oportunidade única para quem está antenado com os movimentos recentes da MPB, já que Emicida tem sido reconhecido nacional e internacionalmente belo trabalho que vem desenvolvendo (como poucos de sua geração).

Emicida é uma inspiração para jovens músicos em todo o Brasil. Por ter o rap como principal bandeira musical, um estilo muito discriminado, sem simpatia dos grandes veículos de comunicação, ele teria tudo para não ter uma carreira muito promissora, mas ocorreu justamente o contrário, haja vista os prêmios, turnês e colaborações (como a de Caetano Veloso) que conquistou.

Abaixo, listo 5 motivos para você não perder a oportunidade de curtir Emicida aqui em Feira, no teatro de arena do Amélio Amorim:

1. Uma novidade

É a primeira vez que Emicida estará em Feira de Santana. É muito comum ouvirmos reclamações sobre a falta de opções e novidades na cidade, mas costumamos ser muito acomodados quando temos a oportunidade de ter contato com algo de relevância cultural diferenciada por aqui.

Se você já conhece e curte a música de Emicida, certamente comparecerá. Se não conhece, que tal fazer um experimento? Para começar de leve, assita ao clipe de “Passarinhos”, com participação de Vanessa Da Mata:

 

2. Os temas

Emicida é um militante crítico, ácido e direto em relação aos graves problemas sociais brasileiros. Racismo e desigualdade estão no topo das suas prioridades discursivas. Lembra da participação dele no Programa Altas Horas? Olha isso:

https://www.youtube.com/watch?v=OUzBGvNpI38

 

E não é só conversa. Em sua música esse tom é demonstrado de maneira ainda mais aprofundada. Veja o clipe de “Boa Esperança”, um soco no estômago:

 

3. A música

Em entrevista para a Revista Brasileiros, em 2015, Emicida falou algo importante: “Eu dou minha opinião, mas deixar isso aí ser maior que a minha música é foda. Acho que é com isso que tem que ter cuidado”. Embora ostente o título de rapper (até para marcar posição de suas origens e referências), Emicida é muito mais que isso.

Para quem gosta de samba, vale a pena ver a versatilidade desse artista em seu show completo cantando o compositor Cartola:

 

4. Conheça o Rap Feirense

Junto com Emicida, você terá a oportunidade de (re)conhecer o grupo feirense Roça Sound, o rapper Magayver MC e o DJ Afonso The Dozze. Três grandes iniciativas da música alternativa feirense.

5. A necessidade de apoio

Trazer uma atração do porte de Emicida para Feira de Santana poderia ser tarefa de qualquer grande produtora, mas quem topou a missão foi o Feira Coletivo Cultural, o mesmo que organiza o Feira Noise Festival na cidade. Por se tratar de uma organização sem estrutura empresarial, esse é um passo realmente corajoso, e deve ser valorizado.

O sucesso dessa iniciativa do Feira Coletivo pode gerar muitos bons frutos para a dinâmica cultural na cidade. É preciso prestigiar!

Recapitulando…

O quê: Feira Coletivo apresenta Emicida
Quem: Emicida, Roça Sound, Magayver MC e Afonso The Dozze
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Avenida Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos – Feira de Santana – Bahia
Quando: Sábado, 3 de setembro de 2016, a partir das 21 horas
Ingressos – Venda presencial: Balcão Prime – Shopping Boulevard / Loja All Tribes – Rua Barão de Cotegipe 939 Centro, próximo ao Limão Drinks
Ingressos – Venda Online: SYMPLA (clique aqui!)