Já dissemos aqui no Feirenses sobre nossa mania de olhar o quintal do vizinho, desconsiderando tudo de grande e valoroso que Feira de Santana produz e constrói. Essa reflexão cabe bem ao analisarmos o quanto merece destaque e referência a obra de dois grandes artistas de Feira de Santana, que possuem estatura artística superior ao que nossa cidade tem conseguido oferecer. Refiro-me a Marcel Torres e Fabrício Barreto, ambos cantores e compositores feirenses.

Marcel Torres tem uma longa história com a música. Nascido em 1979, aos 5 anos ingressou na Escola Baiana de Música, estudando técnicas de solfejo e piano clássico. Com 13 começou a tocar violão; mais tarde formou sua primeira banda, com a qual viajou todo o país. Destacou-se como compositor em vários festivais pelo Brasil. Foi finalista do Festival Nacional da Canção (Fenac), 4º lugar no Festival de Maricá-RJ, finalista do Festival da Educadora FM, campeão do Festival Velho Chico Beat (Nacional) e campeão do Festival Vozes da Terra, em 2014.

Ouça “Dança”, canção de Marcel Torres vencedora do Vozes da Terra:

 

Já Fabrício Barreto tem em seu currículo o disco “ENTRETANTAGENTE” (baixe aqui), que contou com a participação do cantor Zeca Baleiro, um dos grandes nomes da música brasileira. Lançado em 2013, o disco concorreu ao prêmio de música independente da Revista Dynamite, disputando com Tom Zé o título de melhor disco de MPB.

Ouça “Como já dizia Waldick Soriano”, uma das canções do disco:

 

Doi2

DOI2

Marcel Torres e Fabrício Barreto estão unidos no disco DOI2, que traz dez canções inéditas e autorais. O álbum foi produzido em 40 dias entre Janeiro e Fevereiro de 2015, marcando o encontro de dois violões intimamente interligados por timbres pensados para vozes bastante diferentes, de dois compositores próximos e com histórias distintas em quase 20 anos de carreira, cada um.

DOI2 flerta com blues, folk, samba e outros gêneros musicais de maneira intimista numa outra direção das produções baianas alternativas. Você pode fazer o download gratuito do disco agora mesmo!

Minhas preferidas de DOI2 são as faixa 3 (Boletim de Ocorrência) e 05 (Impetuosamente). Um disco que não deve nada aos grandes artistas da Música Popular Brasileira.

 

Marcel Torres e Fabrício Barreto estão no Facebook.