Em se tratando de comida de rua, na Bahia, não podemos deixar de lado o acarajé que é um dos principais elementos da culinária afro-brasileira, e é conhecido mundialmente como referência de baianidade. Em Feira existem dezenas de bancas de acarajé, sendo que algumas funcionam há mais de décadas nos mesmos lugares. Geralmente não possuem nomes, sendo conhecidas pelo nome de quem faz o acarajé, e tendo como ponto de referência alguma praça, ou algum estabelecimento próximo. Iniciamos então uma série pra falar um pouco desses lugares.
Gil do acarajé – Bairro Cidade Nova
A banca funciona há mais de 20 anos e é muito conhecida no bairro e redondezas. Gil é bem simpático e comunicativo. É bem comum ver a fila se formando, durante a noite, pra comprar o acarajé, devido à alta procura.
A massa tem uma casquinha bem crocante e interior macio. O caruru e o vatapá são saborosos e bem temperados. O recheio tem bastante camarão e o acarajé é bem recheado. Juntando isso com o preço bem honesto, fica irresistível passar na praça e não pedir um.
Ao lado da banca fica um barzinho, com um ambiente bem familiar, onde os clientes aproveitam pra tomar uma cerveja ou refrigerante, enquanto esperam sair mais uma remessa de massa. Muito indicada a visita pra quem é da região e quer comer um acarajé bem feito com um preço honesto.
Gil do acarajé fica situado na praça da Cidade Nova, próximo ao Terminal Norte, ao lado do Banco do Brasil. O acarajé custa R$ 4 reais.