Jam” é um tipo de evento musical em que os músicos tocam de improvisação. Nos clubes de jazz é comum que, após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio – prática conhecida no Brasil como “dar uma canja”.

Sendo o Brasil um país de muitas influências e produções musicais, não surpreende que as Jam feitas por aqui reúnam muita criatividade e a mescla de várias raízes artísticas, se desdobrando num resultado musical surpreendente ao público. Sou particularmente fã da Jam realizada em Salvador, no Teatro de Arte Moderna, a Jam no MAM. Veja uma palhinha, em um momento de expressão da música latina:

 

Abaixo, uma homenagem a Jimmy Hendrix, com direito a sapateado:

Jam na CUCA

O leitor desavisado deve estar pensando como seria bom ter apresentações musicais assim em Feira de Santana, mas a boa notícia é que, sim, temos nossa Jam, e com artistas de muita qualidade…

https://www.youtube.com/watch?v=u5hvXtLvT28

 

A Jam na CUCA traz ao Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte, desde novembro de 2014, instrumentistas locais e também renomados músicos convidados, caso do saxofonista André Becker (um dos organizadores da Jam no MAM) e do guitarrista Mou Brasil.

A novidade é que no próximo domingo a Jam na CUCA conta com a presença luxuosa do cantor, compositor e pianista pernambucano Zé Manoel, que lançou recentemente Canção e Silêncio, seu segundo álbum, patrocinado pelo Natura Musical. O trabalho foi co-produzido por Alexandre Kassim, que já fez produções para Caetano Veloso, Los Hermanos e Adriana Calcanhoto.

Veja uma das músicas do novo álbum de Zé Manoel:

Recapitulando…

O que: Jam na Cuca

Quando: Dia 27/09 (domingo), às 17 horas

Onde: Teatro de Arena do Cuca (Rua Conselheiro Franco, 47 – Centro. Feira de Santana – BA)

Quanto: Entrada franca

Mais informações no Facebook da Jam na CUCA e através do email jamnacuca@hotmail.com.