Insiste em meu telefone uma funcionária dessas construtoras que operam em Feira, oferecendo o que chama de oportunidade única para morar ou investir. Um condomínio com excelente localização, próximo à Noide Cerqueira (maior vetor de crescimento da cidade!) com academia, piscina, brinquedoteca (caso o senhor tenha filhos) e até mesmo quadra de tênis, diz ela com razoável ênfase na existência dessa benesse utilíssima e indispensável em qualquer moradia digna.
Nada contra os jogadores e jogadoras desse popular esporte em Feira de Santana, mas confesso que me questionei sobre a viabilidade desse tipo de bibelô num empreendimento assim (“empreendimento” é como os corretores e corretoras chamam os condomínios atualmente). Digo porque era de bater baba no condomínio de um amigo quando adolescente, na época em que condomínios e quadras eram raras por aqui, e sempre acontecia de muitos jovens participarem dos jogos: em cada jogo doze participando, mais os times que ficavam de fora esperando substituir os perdedores. Facilmente trinta pessoas usufruíam da quadra em uma hora.
Não é o caso do tênis, em que, pelo que me consta, no máximo quatro pessoas jogam por vez em partidas longuíssimas. Caso a quadra se torne popular, uma fila razoável seria necessária para garantir algum uso democrático. Por outro lado, reconheço o ar europeu que uma bela quadra de tênis concede a uma moradia, com loiros jogadores de olhos azuis trajados com camisas polo com jacaré no peito (não o da Lagoa Grande). Enquanto se esforçam para praticar as raquetadas, Jeff e Paul soltam aqueles gemidos orgasmáticos à moda Djokovic.
Lembro que no auge do programa federal Minha Casa Minha Vida, no mesmo tempo em que havia redução do IPI para compra de veículos, um amigo cunhou a expressão “kit SIM”, que consistia na compra de um carro novo e uma casa em condomínio com varanda gourmet. Era um passaporte de ascensão social que garantia boa visibilidade em qualquer mesa de bar com show de sertanejo universitário. Como Feira de Santana e o Brasil seguem evoluindo, o kit SIM foi incrementado, e agora quadras de tênis também fazem parte do combo. Avante, Feira!