Feira de Santana ainda não perdeu tudo que a caracterizou como “Santana dos Olhos D’Água”, apelido justificado pelos espelhos d’água aproveitados por viajantes que por aqui passavam na origem histórica do município. Embora muitas dessas riquezas naturais tenham sido extintas, ainda há lagoas e nascentes que bravamente resistem à sanha imobiliária, e ao tradicional descaso governamental em relação aos patrimônios naturais.

Além da Lagoa Grande, que está sendo revitalizada pelo Governo do Estado, sonhamos com alguma intervenção na Lagoa Salgada, que tem enorme potencial ambiental, turístico e de entretenimento para o cidadão feirense. A Tribuna Feirense tem feito campanha e acompanhado de perto a situação da Salgada. Veja a série de publicações:

Para ter uma noção da importância dessas revitalizações, vale a pena visitar a Lagoa do Geladinho, onde foi inaugurado em 2009 o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, às margens da Avenida José Falcão.

Lagoa do Geladinho

Com muita sombra e clima aprazível, o Parque instalado às margens do que restou da Lagoa do Geladinho (aterrada inclusive para a construção da Avenida José Falcão) é aproveitado por muitas famílias que levam crianças para fazer piquenique e se divertirem nas gangorras e escorregadeiras.

Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho

Patos, gansos, cisnes, galinhas e galos são outra grande atração. Acostumados a serem alimentados pelos visitantes, os animais são bastante amistosos e oferecidos.

Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho

Também há espaço para quem gosta de atividades físicas, com alguns aparelhos para exercícios e pista de cooper em volta da lagoa.

Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho

O local inspira segurança principalmente por causa da quantidade de pessoas frequentando, mas também há a presença da Guarda Municipal. Há uma pequena lanchonete no Parque, banheiros públicos, estacionamento e quiosques com mesas e cadeiras.

Ótima opção gratuita de lazer, tanto para famílias inteiras quanto para amigos e casais. Que a pequena (mas importante) iniciativa na Lagoa do Geladinho sirva de exemplo para a Lagoa Grande e a Lagoa Salgada!