Os festejos juninos são o principal marco de celebração da cultura nordestina, momento em que todos os elementos típicos do espírito e da geografia do Nordeste se manifestam na culinária, no entretenimento, nas vestimentas e na música.
Nesse sentido, é impossível falar desse momento cultural sem considerar a importância e o protagonismo do forró, em suas mais diversas expressões. E falar em forró exige lembrar de Luiz Gonzaga, que popularizou o xote, o xaxado e o baião pelo Brasil e pelo mundo. Por isso trazemos à Feirenses TV um dos principais defensores da tradição da genuína música nordestina, inspirada no Gonzagão, em Feira de Santana: o sanfoneiro Neném do Acordeon.
Natural de Jaguara, distrito de Feira de Santana, Neném é um defensor ferrenho do forró tradicional, e se une a grandes nomes da música nordestina ao rejeitar os modismos musicais que vêm invadindo as rádios e as festas juninas nos últimos anos. Para ele, a sanfona é a grande representação da cultura nordestina, e não pode ser deixada de lado.
Como muitos dos grandes talentos da música nordestina, Neném toca de ouvido, sem precisar ler partitura. “Uma vez, fiz a abertura de um show de Xangai, e ele me surpreendeu pedindo pra acompanhar ele no show. Toquei tudo sem conhecer o repertório!”, diz ele com o sorriso largo.
Assista abaixo a destreza do sanfoneiro feirense Neném do Acordeon, e suas falas em defesa da autêntica música nordestina: