Após a popularização das compras pela internet, as grandes livrarias estão cada vez mais focadas na venda de best sellers, livros com saída mais frequente, que têm garantido a sustentabilidade desses estabelecimentos – para usar um exemplo recente, basta ver a quantidade de “livros de colorir” que ocupam as prateleiras de qualquer livraria atualmente.
Além disso, as livrarias não são mais apenas livrarias. Vendem jogos de videogame, celulares, computadores, brinquedos e tudo que garanta um faturamento extra. Não se sabe se os “ratos de livraria” trocaram as livrarias pela compra via internet ou se as livrarias foram se modificando, e a compra de livros pela internet se tornou uma necessidade. O fato é que a relação entre leitor e livrarias está cada vez menos íntima.
Uma alternativa a este cenário são os sebos, iniciativas independentes de venda, troca e compra de livros usados ou novos que acaba conservando relíquias dificilmente encontradas nas livrarias maiores. O diferencial dos sebos é o cuidado que seus administradores têm na escolha e manutenção do acervo, geralmente bem mais qualificados que simples coleções de best sellers.
Para que você possa usufruir desse tipo de trabalho, selecionamos 3 sebos em Feira de Santana, todos eles disponíveis online, para que você possa comprar livros de qualidade, economizando bastante em relação às livrarias tradicionais. Segue:
Sebo Labirinto
Com um acervo amplo e bem dividido, o Sebo Labirinto (www.sebolabirinto.com.br) é uma grande referência entre os sebos feirenses, fazendo entregas em todo o Brasil via registro econômico, PAC ou SEDEX. A vantagem para os feirenses é que você pode comprar os livros pelo site e pegá-los na UEFS, com Lidiane Nunes, escritora e administradora do Sebo.
Este ano o Sebo Labirinto marcará presença na 8ª Feira do Livro, dividindo um estande com a editora Casarão do Verbo, uma boa oportunidade para ver de perto os livros, já que o Labirinto ainda não possui uma loja presencial.
O Sebo não vende apenas livros usados. Existem obras seminovas e novas no acervo que, atualmente, conta com mais de 2000 livros de diversas áreas. É bom ficar atento(a), pois todo dia eles atualizam o catálogo.
A forma de pagamento é via depósito ou transferência bancária, boleto ou cartão, dividindo em até 12 vezes (eles estão concedendo 10% de desconto após o cadastro, e ainda há um programa de pontos de fidelidade). Segundo Lidiane Nunes, um diferencial do Sebo Labirinto é o fato de ter um bom acervo online de livros de autores baianos, o que nem sempre é fácil de se encontrar.
Sebo Princesa do Sertão
O Sebo Princesa do Sertão usa o Facebook como plataforma de negociação dos seus produtos (facebook.com/sebodaprincesa). O diferencial do Sebo é a comercialização, venda e troca de LPs, CDs e DVDs, além, é claro, de livros.
Administrado por Paulo Fabrício Del Rey, o Sebo Princesa do Sertão tem como forte característica o relacionamento mais intimista com os clientes. Ele não só vende o acervo disponível, mas também se compromete a buscar títulos de acordo com a demanda do interessado.
O Princesa do Sertão tem foco nos preços baixos (há títulos vendidos por R$2,00 reais). Paulo diz que o Sebo Princesa do Sertão se preocupa muito com a satisfação do cliente: “temos sempre disposição para ajudar”.
A entrega e a forma de pagamento são negociadas pelo Facebook do Sebo.
Sebo Tezcatlipoca
O Sebo Tezcatlipoca é mais um que utiliza o Facebook para a negociação de seus livros, através de um perfil (facebook.com/sebo.tezcatlipoca), mas o acervo também pode ser encontrado no Conjunto Feira VI e em exposições que ocorrem periodicamente na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Administrado por acadêmicos da área de Letras da UEFS, o sebo tem um acervo com muitas obras (são cerca de 5 mil livros), de variadas áreas. Para ter informações sobre o livro pretendido, basta deixar um comentário na foto da obra, sendo respondido geralmente poucas horas depois.
Além de vender, o Sebo Tezcatlipoca também compra livros usados, e estará presente na Feira do Livro 2015 com um stand próprio.
A entrega e a forma de pagamento também são negociadas pelo Facebook do Sebo.
tava na hora de algo assim, eu nem sabia…
Pois é, Henrique! Vale a pena conferir. Abraço!
Adorei!!! Bom saber que existem alternativas assim em Feira!
Pois é, Lia! 🙂
Esses sebos também trocam ou compram os livros que você levar?