O Feira Coletivo Cultural, um grupo de ativistas que reuniram-se para movimentar o cenário cultural feirense através do incentivo e valorização do trabalho de artistas independentes e alternativos, está desenvolvendo mais um Feira Noise Festival, a sexta edição do principal evento de artes integradas da cidade, que agora já merece o título de maior da Bahia.
O Feira Noise ocorre durante todo o mês de novembro, em espaços distintos e propostas culturais diversas: shows, exposições, oficinas e debates. Além dos esperados shows com bandas de todo o Brasil no Teatro de Arena do do Centro de Cultura Amélio Amorim, o Festival irá explorar espaços diversos, como o Beco da Energia, recentemente revitalizado, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).
O Conceito do Feira Noise 2015
“FEIRAMUNDO” é a ideia-chave do Feira Noise Festival neste ano. Esse conceito revela uma imagem ainda mais grandiloquente que aquela de Feira de Santana como sertão-cidade. Tem-se a cidade-mundo, um espaço onde se encontram culturas menos ou mais longínquas. Tem-se um palco para a reunião de ativistas culturais e de outras frentes, onde eles possam identificar sua conexão primordial enquanto tratam de suas particularidades, pois seus objetivos, em meio a tantas bandeiras, terminam por ser um só: vencer lutas legítimas.
A proposta lança o foco sobre a diversidade de bandeiras que se nota no dia-a-dia em Feira, a mesma que se vê entre os que pensam, fazem e prestigiam as políticas culturais. Na ilustração do cartaz do evento, tal correspondência é representada em extremos, do tradicional vaqueiro ao disco voador, do campo de futebol ao monstro do Lago Ness. A mensagem transmitida é a de que festival convida essas bandeiras ao diálogo, com a intenção de visibilizar suas pautas sem hierarquizá-las.
Oficinas
Uma das novidades neste ano é a realização de oficinas durante o Festival. Veja algumas delas:
- Fotografia e Empoderamento de Mulheres
- Graffiti
- Economia Criativa
- Literatura
- Dança: Tribal Híbrido I, com a Trupe Mandala
- Fotografia: Cobertura de Shows e Espetáculos
- Oficina de Turbantes
- Teatro: Corpo, Sentidos e Coisas
- Comunicação para Músicos Independentes
- Cinema – Linguagem, análise fílmica e crítica cinematográfica
- Dança: Tribal Híbrido II
- Formação: Comunicação Colaborativa
Veja aqui mais detalhes com horário e dia das oficinas do Feira Noise Festival 2015!
Mesas de debate
Outra iniciativa muito interessante é a realização de mesas de debate durante o mês de festival. Três temas estão no centro dos debates:
- Mesa Mundo Negro
- Mesa Mundo LGBTT
- Mesa Feira Mundo
Veja aqui mais detalhes com horário e dia das mesas de debate do Feira Noise Festival 2015!
Shows musicais
As apresentações musicais do Festival começam no dia 15 de novembro (domingo), no Beco da Energia (entrada franca). Nos dias 27 a 29 de novembro, os shows ocorrem no Teatro de Arena do Amélio Amorim, com ingressos vendidos desde já tanto pela internet (clique aqui e garanta o seu!) quanto no balcão de ingressos do Shopping Boulevard e Arnold Silva Plaza. Veja a extensa e qualificada programação musical:
Imperdível, não é mesmo? Sugiro que você adquira o quanto antes seu ingresso para os shows, pois a procura está sendo grande. Para mais informações acesse www.feiranoisefestival.com.br e fique atento ao Feirenses. Em breve traremos mais novidades sobre o Festival.
Trackbacks / Pingbacks